Docente da UNIFAL-MG comenta programa federal de renegociação de dívidas de trabalhadores individuais e microempresas; reportagem repercute em mídia local

(foto: reprodução/EPTV1)

O professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, concedeu uma entrevista ao Jornal da EPTV 1, no dia 14/05. Na oportunidade, o docente comentou o programa “Desenrola Brasil” de renegociação de dívidas do governo.

De acordo com o economista, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que trabalhadores autônomos e microempreendedores constituem em torno de 25 milhões de pessoas, a segunda maior categoria que mais gera emprego no país. “Programas para a manutenção de empregos em uma condição mais estável, sem endividamento são condições naturais para a manutenção e sobrevivência desses empreendimentos, uma vez que as taxas de sobrevivência deles são muito baixas”, afirmou.

Ainda segundo o docente, esse tipo de oferta de programa sinaliza um bom estágio da economia nacional. “Nos períodos como observamos na pandemia, ainda restaram muitos problemas de endividamento de empreendimentos, tanto de pessoas físicas como jurídicas, que comprometeram suas atividades. Portanto, à medida que é possível recuperar a capacidade das empresas em lidar com problemas de dívidas, isso permitirá um ciclo mais consolidado de retorno do crescimento”, completou.

Acesse a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12595226/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.