Docente da UNIFAL-MG explica processo de Indicação Geográfica e certificação da Pedra São Thomé em São Thomé das Letras

(Acervo/Prefeitura de São Thomé das Letras)

No dia 25/09, o Portal da Fapemig publicou uma matéria sobre a certificação da Pedra São Thomé e de Minas Gerais, referente à Indicação Geográfica (IG) – Denominação de Origem (DO) de uma pedra ornamental. Na ocasião, a docente Márcia Paranho Veloso, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da UNIFAL-MG e responsável pela coordenação da certificação, explicou o processo de indicação e certificação.

De acordo com o portal, a Indicação Geográfica de um produto, no caso da Pedra São Thomé, é um certificado que acompanha a comercialização da pedra e contém um QR code, que permite aos compradores acessar informações específicas sobre a área de mineração e a empresa responsável, além de dados históricos, geográficos, técnicos e tecnológicos envolvidos.

Segundo a professora, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) preza que a indicação geográfica possua os registros de padronização das pedras muito bem especificadas. “Para isso, foram feitos estudos físico-químicos, que analisam as propriedades das rochas e do solo da região, e estudos para delimitar a área – basicamente toda a cidade de São Thomé das Letras”, explicou.

Confira a matéria completa pelo link: https://fapemig.br/pt/noticias/1252/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

LEIA TAMBÉM