Economista da UNIFAL-MG comenta reajustes das passagens de ônibus após início da cobrança de pedágios no Sul de Minas

No dia 29/07, o Jornal EPTV – 1ª edição exibiu uma reportagem sobre reajustes das passagens de ônibus após início da cobrança de pedágios no Sul de Minas. Na oportunidade, o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, explicou os impactos nos bolsos dos usuários desses transportes.

De acordo com o economista, esse impacto terá maior intensidade dependendo da renda familiar dos usuários e da própria constância com que essas viagens devem ser realizadas. “No sul de Minas, entre os municípios que são de pequeno e médio porte, próximos uns dos outros, há um deslocamento muito grande, e isso é natural, pois para uma parcela significativa da população o local de moradia não coincide exatamente com o local de trabalho, e às vezes com o local de estudo”, afirmou.

Ainda segundo o docente, não impactará somente na rotina de quem anda de ônibus. “Por exemplo, na compra de produtos, a partir da necessidade de encarecer um frete desse produto, pode significar se compensa ou não custear esse produto, dado o valor de frete mais caro”, completou.

Confira a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12793403/?s=0s

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

LEIA TAMBÉM