Jornal UNIFAL-MG

ACONTECE

JORNAL

Em reportagem, docente da UNIFAL-MG comenta aumento apresentado pela CEMIG na conta de luz

(foto: reprodução/EPTV 1)

No dia 27/05, o Jornal EPTV – 1ª edição exibiu uma reportagem sobre reajuste de 6,7% apresentado pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). Na oportunidade, o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, comentou a alta no valor da conta de luz.

De acordo com o economista, a CEMIG apresenta tipos de reajuste permitidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). “Este aumento é o chamado reajuste anual tarifário, que é um reajuste relativamente complexo que faz um ‘mix’ dos índices de inflação, Índice de preços ao consumidor (IPCA), Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) e alguns cálculos mais relacionados aos materiais que as companhias lidam”, afirmou.

Segundo o docente, o consumidor comum que possui os benefícios das chamadas tarifas sociais, como cadastro no Cadastro Único (CADúnico) serão mais impactados. “Para esse consumidor, o aumento alcança uma maior alíquota. Para amenizar essas questões recomenda-se priorizar equipamentos mais econômicos e o uso de formas mais baratas de produção de energia, como a utilização das fotovoltaicas”, completou.

Acesse a reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/12628332/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ENTREVISTA

artigos

GIRO ACADÊMICO

UNIFAL-MG EM AÇÃO

AUTORES UNIFAL-MG