No dia 26/10, o jornal da EPTV 1 realizou uma reportagem sobre projetos de regularização fiscal, como o Refis 2023, realizados na região sul mineira. Na oportunidade, o professor Cláudio Roberto Caríssimo, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, explicou os impactos das medidas de renegociação e parcelamento de projetos deste tipo.
Segundo o docente, todos os contribuintes em situação de débito com o seu município se beneficiam com a lei vigente por meio do projeto. “A ideia do município com esse incentivo, é aumentar a arrecadação, trazer mais dinheiro para os cofres públicos e assim trazer melhores condições para aplicar em investimentos e obras públicas”, afirmou.
“Há estudos que já evidenciaram que muitas das empresas, mesmo tendo condições de pagarem os tributos em dia, não o pagam esperando incentivos como esse de parcelamentos. Assim utilizam o recurso para outros investimentos, gastos e até mesmo para seu próprio fluxo de caixa, desta forma não pagando em dia”, completou.
Confira a reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/12062425/
*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.