Em reportagem, pneumologista da UNIFAL-MG cita ações necessárias para melhoria de saúde diante de queda na qualidade do ar

O pneumologista Evandro Monteiro de Sá Magalhães, médico do Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho (CIAST) da UNIFAL-MG, concedeu uma entrevista ao Jornal da EPTV – 2ª edição e citou as ações necessárias para cuidar da saúde diante das queimadas, tempo seco, e consequente queda na qualidade do ar na região do sul de Minas. A matéria foi ao ar no dia 11/09.

De acordo com o pneumologista, o fator mais importante a se observar diante dessa realidade é a hidratação oral abundante, envolvendo as mucosas, como a nasal e a pele. “Para alérgicos e pessoas que possuem alguma doença respiratória é necessário uma atenção especial, pois o pulmão está aberto ao meio ambiente. Crises de asma brônquica, que é inflamatória e alérgica das vias respiratória, deve haver atenção maior aos cuidados nessa época, por exemplo”, afirmou.

Ainda segundo o especialista, é necessário ter conhecimento de como fazer toda a prevenção, bem como entender o que é a crise e o que são as medidas preventivas. “O paciente deve então, procurar o seu médico, sabendo que esta é uma estação pior, e assim se cuidar melhor por meio da prevenção”, completou.

Acesse a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12909833/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

LEIA TAMBÉM