Entusiasmo de calouros marca início do primeiro semestre letivo de 2025 na UNIFAL-MG

Na semana de acolhida, ingressantes compartilham expectativas para a vida universitária
A imagem é uma foto de um grupo de estudantes caminhando e interagindo na área da cantina do prédio V da Sede da UNIFAL-MG.
Novos estudantes e veteranos interagem no espaço da cantina na Sede da Universidade. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A chegada à universidade marca um novo e instigante capítulo na vida dos estudantes. Na UNIFAL-MG, essa constatação é confirmada no início de cada semestre, quando a movimentação nos espaços acadêmicos se amplia com a chegada de ingressantes de diversos lugares compartilhando diferentes histórias, trajetórias e, sobretudo, expectativas.

Mariana Gonçalves Lefevre – caloura de Medicina. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Mariana Gonçalves Lefevre, de 21 anos, natural de Alfenas, ingressou no curso de Medicina e não escondeu a animação com o começo das aulas. “Estou muito animada! Quero começar logo. A primeira aula vai ser de anatomia, não sei muito bem como vai ser, mas estou empolgada!”, compartilhou no primeiro dia de aula na quinta-feira (20/02).

Segundo a caloura, ela sempre sonhou em estudar na UNIFAL-MG e destaca que a influência da irmã, que já cursa Medicina na Instituição, foi um fator decisivo. “Minha irmã está no sétimo período e sempre falou muito bem. Sempre tive muita vontade de estudar aqui”, revelou. Apesar de não ter médicos na família, a nova acadêmica conta que seu interesse pela área da saúde surgiu cedo, inspirada pelo percurso acadêmico das irmãs.

Rebeca Vieira Coelho Santos – caloura de Farmácia. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Para alguns estudantes, além da novidade do curso, há também o desafio da mudança de cidade. Rebeca Vieira Coelho Santos, de 18 anos, veio de Ubatuba-SP para cursar Farmácia na UNIFAL-MG. Apesar de ter chegado há poucos dias em Alfenas, ela já percebeu a importância da Universidade na área. “Minha ex-madrasta se formou em Nutrição aqui e sempre ouvi falar bem do curso de Farmácia. Quando pesquisei mais, vi que a estrutura era excelente e decidi vir”,

Rebeca Santos reconhece que o curso pode trazer dificuldades, especialmente por envolver disciplinas da área de exatas, mas vê a experiência como um desafio a ser superado. “Eu sempre gostei da área, mas sei que não será fácil. Ainda assim, quero muito aprender e me aprofundar. Minha redação no Enem me ajudou bastante na aprovação, e agora é focar nos estudos”, afirmou, comemorando a nota 920 na redação do exame.

Enrico Bilatto Silva – calouro de Medicina. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Outro calouro que celebrou a conquista foi Enrico Bilatto Silva, de 20 anos, natural de Guaranésia-MG, que também ingressou em Medicina. Após dois anos de cursinho, ele reconhece as dificuldades do processo seletivo, mas destaca a alegria ao ver seu nome na lista de aprovados. “Eu nunca pensei que passaria pelo Enem, porque eu odiava a prova com todas as forças. Sonhava com a USP, mas quando vi meu nome na lista da UNIFAL-MG em terceiro lugar, percebi que era a escolha certa”, relatou.

Com um histórico familiar de proximidade com a área acadêmica – seu pai é professor de anatomia e fisiologia em outra instituição –, Enrico já conhecia a estrutura da Universidade e sente-se motivado para iniciar os estudos. “Medicina é meu sonho e agora é a hora de realizá-lo. Estou muito feliz por estudar em uma instituição tão reconhecida”, disse.

 

Expectativas para Vida Universitária

Gustavo Aquino Ferreira Neri e Maria Eduarda Moscar de Sé – calouros de  Engenharia Química, e Enrico de Freitas Anadan – calouro de Engenharia de Produção. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Os depoimentos dos calouros refletem uma mistura de ansiedade e entusiasmo característicos do início da vida universitária. Enrico de Freitas Anadan, ingressante em Engenharia de Produção, escolheu a UNIFAL-MG pela proximidade de sua cidade natal, Aguaí-SP, e manifestou sua expectativa positiva: “Espero aproveitar bastante essa experiência universitária pela comodidade de estar perto de casa e pelas oportunidades que a UNIFAL-MG oferece”.

Maria Eduarda Moscar de Sé, que inicia Engenharia Química, descreve seu sentimento com honestidade: “Foi uma mudança repentina, mas estou animada para explorar tudo que a universidade tem a oferecer. Apesar do medo inicial, é empolgante fazer parte de algo tão novo”.

Heloísa Adriano de Oliveira, ingressante no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), compartilha a ansiedade e o otimismo: “Minhas expectativas estão altas. A aprovação no vestibular já é uma grande conquista. Estou ansiosa por todas as possibilidades que o BICT oferece”.

Gustavo Aquino Ferreira Neri, também do curso de Engenharia Química, expressa grande entusiasmo: “Sempre quis seguir essa carreira, é um sonho de família que estou realizando e mal posso esperar para ver o que está por vir”.

Betsy Luiza Peres Nascimento – caloura de Engenharia de Produção, e Heloísa Adriano de Oliveira – caloura de BICT. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Betsy Luiza Peres Nascimento, de Engenharia de Produção, compartilha a experiência de adaptação a Poços de Caldas: “Foi um desafio sair de São Paulo, mas a cada dia descubro algo novo e interessante nesta cidade acolhedora”.

Gabriel Mateus Gupo Fonseca, recém-formado em Engenharia de Minas, aconselhou os novos alunos a se dedicarem: “Meu conselho é estudar bastante, se dedicar ao máximo e aproveitar todo esse universo que existe dentro da universidade”. Ele ressaltou as oportunidades de estágio disponíveis, especialmente no campo da Engenharia de Minas.

Gabriel Mateus Gupo Fonseca – recém-formado em Engenharia de Minas, e o professor Guilherme José Ramos Oliveira, coordenador do curso de Engenharia de Minas. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A programação incluiu ainda atividades culturais e esportivas. O grupo PET Conexões de Saberes e o PET Ciência realizaram dinâmicas, enquanto os Centros Acadêmicos promoveram rodas de conversa. A banda Vulcana animou os presentes na quadra com sua apresentação musical, seguida por gincanas organizadas pela Atlética AAULDU.

Ações de responsabilidade social, como a arrecadação e entrega de donativos via Projeto Calouro Cidadão, palestras sobre assistência estudantil, doação de sangue e a visita ao NidusLab Maker, na Agência de Inovação, apresentações de projetos, também integraram a agenda da acolhida 2025/1.

Para os calouros, o professor Guilherme José Ramos Oliveira, coordenador do curso de Engenharia de Minas, deixou uma mensagem encorajadora: “Vocês estão prestes a começar uma das melhores fases da vida de vocês… A Universidade é bem mais do que sala de aula e prova. Se envolvam no máximo de atividades que puderem”.

Acolhimento e integração

Para receber os estudantes, a Universidade promoveu a tradicional Acolhida ao Calouro, iniciativa que envolve uma série de atividades para ingressantes e veteranos. O evento é planejado não apenas para introduzir os calouros à comunidade universitária, mas também para integrá-los à vida acadêmica e extracurricular oferecida pela UNIFAL-MG.

Acolhida no campus de Poços de Caldas. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Em Poços de Caldas, a UNIFAL-MG acolheu os novos alunos do primeiro semestre de 2025 com uma rica programação, que começou no dia 20/02 e se estendeu até o dia 25. No primeiro dia de atividades, os calouros foram recepcionados no Auditório Laudelina de Campos Melo, onde houve apresentações institucionais como o “Projeto Calouro Cidadão”, coordenado pelo professor Osvaldo Adilson Carvalho Júnior. Os bibliotecários Giovani Ribeiro e Thaís Aparecida de Lima conduziram a apresentação da biblioteca, destacando os recursos à disposição dos estudantes para apoio aos estudos. Em seguida, estandes foram montados no hall do auditório para apresentar diversos serviços e projetos do campus.

Acolhida no campus de Varginha. (Foto: Hélio Lemes Costa Júnior/UNIFAL-MG Varginha)

Em Varginha, a recepção dos novos estudantes começou na segunda-feira (24/02), com a presença de membros da Reitoria e também da direção do campus e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Na programação, além de mesas-redondas para apresentação de cursos, também foram montados estandes de projetos para apresentar ações como o PET BICE, o cursinho Aprendendo a Aprender, a Incubadora de Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), a Liga do curso de Ciências Atuariais, o Laboratório de Risco Atuarial e Inovação (LAR), o programa Dandara, o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), a Liga do Mercado Financeiro, as empresas juniores Vale Junior e Unifactory, além da Atlética. As atividades de acolhida em Varginha se encerraram nesta quarta-feira (26/02), com a apresentação do grupo Dandara e bate-papo com ex-aluno sobre vida universitária.

Acolhida na Sede em Alfenas. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

No campus de Alfenas, a acolhida aconteceu na terça-feira (25/02), oportunidade em que ocorreu a feira da acolhida com estandes para visitação, na qual foram expostos projetos de extensão, serviços acadêmicos e outras ações universitárias de interesse dos calouros. A programação também contou com danças, aula de yoga, rodízio de baterias das atléticas e boas-vindas da equipe administrativa da Universidade.

Confira o registro de alguns dos momentos que marcaram a primeira semana de aula:

 

Campus Poços de Caldas

(Fotos: Dicom/UNIFAL-MG)

Campus Varginha

(Foto: Hélio Lemes Costa Júnior/UNIFAL-MG Varginha)

Sede – Alfenas

(Fotos: Dicom/UNIFAL-MG)

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM