Estudante da UNIFAL-MG acumula títulos de tricampeão e bicampeão em competições de atletismo na categoria universitária de Lançamento de Dardos

Samuel Venâncio, estudante do 8º período do curso de Engenharia Química da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, foi tricampeão na categoria universitária de Lançamento do Dardo no Troféu Adhemar Ferreira da Silva, no dia 06 de abril, e bicampeão no Lançamento do Dardo nos Jogos Universitários Mineiros 2024 (JUMs), que aconteceram de 26 a 31 de março, em Monte Carmelo (MG). A vitória de Samuel Venâncio no JUMs garantiu uma vaga do atleta nos Jogos Universitários Brasileiros 2024 (JUBs).

Samuel Venâncio é estudante do 8º período do curso de Engenharia Química da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas. (Foto: arquivo pessoal/Samuel Venâncio)

Além do atletismo, cuja prova de Lançamento do Dardo faz parte da modalidade, a edição 2024 dos jogos mineiros contou com disputas de basquete, futsal, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Ao relatar o desempenho nas competições, o estudante compartilhou ter treinado bastante e superado algumas lesões no período de base, conhecido pelo momento de preparação para as competições da temporada atual. “Superei algumas lesões nesse período e estamos obtendo resultados muito positivos nessa temporada. Então, competir o JUMs e, mais uma vez, ser campeão, além de garantir a vaga para o JUBs, mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

A prova de Lançamento do Dardo faz parte da modalidade Atletismo. (Foto: arquivo pessoal/Samuel Venâncio)

O atleta demonstra bastante entusiasmo para competir os Jogos Universitários Brasileiros: “Estou 100% focado e treinando muito para buscar o título brasileiro. Fiquei muito feliz com a classificação, agora é manter o foco nos treinos, me preparar bem e fazer uma ótima competição, em outubro, visando a medalha de ouro”, declara.

Segundo Samuel Venâncio, a participação dele no JUMs e nas demais competições foram possíveis por conta da filiação da UNIFAL-MG junto à Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) por meio do apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace).

“Ainda tenho muito que mostrar nesse esporte. Temos traçado, ainda para este ano, outras competições representando a UNIFAL-MG, como também alguns torneios e campeonatos representando o meu clube KIATLETA”, destaca o atleta.

Vale mencionar que, em 2022, o universitário conquistou o Adhemar Ferreira da Silva, ocasião em que foi noticiado na matéria intitulada “Estudante de Engenharia da UNIFAL-MG campus Poços de Caldas é campeão no Troféu Adhemar Ferreira da Silva na categoria universitária“.

Os Jogos Universitários Brasileiros 2024 (JUBs) terá sua 72ª edição da competição sediada em Brasília, de 7 a 17 de outubro deste ano.

Confira, abaixo, as fotos da competição. (Foto: arquivo pessoal/Samuel Venâncio)