O curso de Ciências Atuariais, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG campus Varginha, promoveu uma palestra com o diretor de Educação do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), Fábio Garrido. O evento integrou ações do projeto de extensão “Café Atuarial” e foi intitulado “Profissão, mercado de trabalho e o Instituto Brasileiro de Atuária”. A palestra reuniu estudantes e profissionais interessados no campo atuarial na noite de 21/11.
Segundo a organização do evento, Fábio Garrido, que possui uma carreira notável como atuário pela UFRJ, doutor em administração e mestre em atuária pela PUC-Rio, além de economista, contador e administrador, compartilhou sua vasta experiência na área. Ele já atuou como atuário chefe do Regime Próprio de Previdência do município do Rio de Janeiro e Inspetor da CVM, e atualmente é auditor fiscal na Secretaria de Estado da Fazenda do Rio de Janeiro (SEFAZ-RJ). Sua experiência acadêmica inclui docência em instituições como a UFRJ, FIPECAFI/USP e UNIFAL-MG.
Durante a palestra, Garrido apresentou a estrutura do Instituto Brasileiro de Atuária, explicando como os estudantes podem se associar ao IBA durante e após sua graduação. Ele explorou o Exame de Admissão ao IBA e incentivou os alunos a participarem do Prêmio Ricardo Frischtak e a publicarem na Revista Brasileira de Atuária. Além disso, abordou as amplas oportunidades de trabalho para atuários, desde seguradoras até instituições financeiras e oportunidades internacionais, destacando a importância de habilidades como análise crítica e comunicação eficaz.
A professora do ICSA, Larissa Gonçalves Souza, destacou a importância do evento: “A presença do Fábio Garrido foi uma oportunidade ímpar para nossos alunos se conectarem com um profissional de renome e entenderem melhor as nuances e potencialidades da profissão atuarial.” E completou: “A palestra proporcionou aos participantes uma compreensão prática e detalhada da profissão, destacando a boa empregabilidade e os atrativos salariais da carreira atuarial”.