O estudo realizado pelos estudantes dos cursos de Administração Pública e Ciências Contábeis da UNIFAL-MG que mapeou a condição financeira das dez cidades mais populosas do Sul de Minas ganhou repercussão ao vivo na 1ª edição do Jornal da EPTV, no dia 01/11.
A repórter Lorena Vale conversou com o professor Cláudio Roberto Caríssimo (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas), que coordenou a análise. O especialista explicou que o cálculo do levantamento se baseia em vários índices. “A condição financeira avalia, por exemplo, a capacidade de arrecadação própria dos municípios [IPTU, ISS], a receita total, o grau de endividamento desses municípios, também a capacidade de honrar as despesas correntes de manutenção da atividade pública, e com base nesses índices e em outros é feito um ranqueamento”, detalhou.
Segundo o professor, a análise busca compreender a eficiência na gestão financeira municipal e identificar as áreas que necessitam de melhorias para garantir a sustentabilidade fiscal das cidades do Sul de Minas.
Os dados analisados se referem às contas dos últimos cinco anos das dez cidades mais populosas do Sul de Minas: Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Passos, Lavras, Itajubá, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas.
Assista a matéria na íntegra na página do g1 Sul de Minas: https://globoplay.globo.com/v/13065684/
Para saber mais sobre o estudo, acesse aqui.