Estudo de egressa da UNIFAL-MG revela pontos de atropelamento de animais na MG-491; reportagem repercute em mídia local

No dia 01/10, a EPTV 1 veiculou uma reportagem sobre o alto índice de atropelamento de animais silvestres e domésticos na rodovia MG-491. Na ocasião, a recém-graduada em Ciências Biológicas pela UNIFAL-MG, Danna Perondi Ferreira, orientada pela professora Érica Hasui do Instituto de Ciências da Natureza da Universidade, explicou a identificação dos locais considerados hotspots (pontos quentes) em seu trabalho de conclusão de curso (TCC).

Segundo a egressa, durante seu período de estudos, era comum observar, no transporte entre cidades a caminho da universidade, a grande incidência de animais mortos na estrada. “Junto à minha orientadora, percebemos a possibilidade de realizar um trabalho voltado para essa questão, a fim de coletar informações e analisar o que poderia ser feito para mudar essa realidade”, afirmou.

Ainda de acordo com a bióloga, o trabalho evidenciou esses hotspots de atropelamento, que se localizam entre as cidades de Eloy Mendes e Paraguaçu. “Principalmente nessa região, há uma grande incidência de atropelamentos de animais silvestres. Essa causa está muitas vezes relacionada à paisagem, pois encontramos muitos animais acidentados próximos a fragmentos florestais. Nesses pontos, há grande biodiversidade, e esses animais acabam tentando atravessar a rodovia e são atropelados”, completou.

Confira a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12965964/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.