“Farmacêuticos que contribuem para um país melhor” – Luciene Alves Moreira Marques

Narrar a trajetória e enaltecer a profissão farmacêutica, mostrando um pouco das áreas de atuação, é o objetivo do livro “Farmacêuticos que contribuem para um país melhor, volume 2”. Um dos capítulos conta a história de superação e fé da professora Luciene Alves Moreira Marques, docente da UNIFAL-MG desde 2003.

A obra, organizada pelo Grupo Editorial Brasil e Mariana Beiler, aborda o relato de 14 farmacêuticos que atuam nas mais diversas áreas do conhecimento da farmácia e possui 172 páginas.

O capítulo assinado pela professora Luciene tem como título “A história da menina “burra” que venceu e hoje é docente na universidade na qual ela jamais conseguiria cursar farmácia”. O texto narra a trajetória da farmacêutica formada pela antiga EFOA, nascida em Poços de Caldas e que começou a trabalhar com 13 anos. “Amo o meu trabalho. Nasci em uma família simples, e fui muito bem educada pela minha tia a quem devo tudo que sou. Ao Deus de quem eu sou e a quem eu sirvo, devo minha vida e tudo que tenho e tudo que conquistei até hoje”, afirma Luciene.

A professora Luciene é coautora do volume 2 da obra “Farmacêuticos que contribuem para um país melhor” (Foto: arquivo Luciene Marques)

De acordo com ela, profissionalmente, em meados de 2000 ouviu falar da Atenção Farmacêutica e começou a estudar sozinha, sendo que, em 2005, publicou seu primeiro livro sobre Atenção Farmacêutica em distúrbios menores. “Fui a primeira pessoa a falar sobre esse tema aqui no Brasil. Atualmente, atuo como docente e nessa função oriento e supervisiono acadêmicos no consultório farmacêutico do SUS. Sinto-me cumprindo a promessa que fiz a Deus de que se eu passasse no vestibular e conseguisse ser farmacêutica, eu ajudaria pessoas. No consultório, eu atendo várias pessoas com problemas de saúde e problemas relacionados aos medicamentos e tento ajudá-las a resolvê-los. É extremamente satisfatório”, contou a docente da UNIFAL-MG.

A obra possui como público-alvo farmacêuticos, estudantes de Farmácia e pessoas que tenham interesse em ler histórias de superação. O projeto, idealizado pela farmacêutica Juliana Silva Ribeiro, em coautoria com colegas de profissão e parceria com a editora Mazalti, já conta com três volumes.

O lançamento oficial das obras ainda não foi marcado. No entanto, o livro está disponível no formato impresso e já pode ser adquirido diretamente com as coautoras.