Formação pedagógica incentiva professores do campus Poços de Caldas a refletirem sobre sua identidade e trajetória docente

Angelo Cortelazzo - professor da Unicamp - foi o ministrante convidado para abordar o tema "Profissão Docente: aprender com a experiência". (Foto: Arquivo/Amanda Xavier)

Dando continuidade às atividades do Projeto Local de Formação Pedagógica (PLDoc) do campus Poços de Caldas, mais uma formação pedagógica foi realizada no dia 6 de junho. Profissão Docente: aprender com a experiência foi o tema abordado pelo ministrante Angelo Cortelazzo, professor da Unicamp, convidado pela Assessoria Pedagógica de Poços de Caldas.

Docentes do Instituto de Ciência e Tecnologia durante a formação. (Foto: Arquivo/Amanda Xavier)

A formação aconteceu no auditório do prédio F e contou com a participação de 30 docentes do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), além do diretor do campus Poços de Caldas, o professor Gunther Brucha.

Ao compartilhar a trajetória de 50 anos de docência, o palestrante explorou conceitos relacionados à profissionalização da docência, tais como ética, identidade, formação permanente para o ensino e a aprendizagem, e relação pedagógica.

“Os professores foram convidados a pensar como gostariam de ser lembrados por seus estudantes daqui a 20 anos, em um exercício de refletir sobre aspectos que vão caracterizando e consolidando sua prática e sua identidade docente”, relata a pedagoga Amanda Rezende Xavier, responsável pela organização do PLDoc, sobre a abordagem do professor Angelo Cortelazzo.

Oportunidade de reflexão e redirecionamento da carreira

Perguntas expostas como exercício de reflexão para os participantes: “Como você acha que será lembrado por seus alunos, daqui 20 anos?”. (Foto: Arquivo/Amanda Xavier)

Para Amanda Xavier, promover ações que contribuam para os docentes analisarem escolhas e caminhos percorridos é essencial para o redirecionamento da atuação. “Oportunizar espaços de formação que levem os professores a refletirem sobre sua identidade profissional docente é fundamental para uma análise crítica das escolhas adotadas e caminhos percorridos”, afirma.

Segundo ela, a partir de partilhas e de construção de novos saberes, os docentes têm a chance de rever até mesmo o percurso relacional de forma significativa. “Esse espaço pode contribuir para o aumento da motivação dos professores face aos muitos desafios que afetam a carreira do magistério superior”, finaliza.

O PLDoc Poços de Caldas integra o Programa Institucional de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (Prodoc), coordenado pela Assessoria Pedagógica do campus Poços de Caldas. O projeto desenvolve atividades que possam atender demandas específicas de cada campus da Universidade. Além do PLDoc, os docentes contam também com a programação central do Prodoc, chamada PIDoc, cujas atividades focam em abordagens institucionais mais amplas.

(Fotos: Arquivo/Amanda Xavier)

Leia também: PLDoc do campus Poços de Caldas abre programação com mesa de experiências sobre ensino e aprendizagem ativos

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