Dando continuidade às atividades do Projeto Local de Formação Pedagógica (PLDoc) do campus Poços de Caldas, mais uma formação pedagógica foi realizada no dia 6 de junho. Profissão Docente: aprender com a experiência foi o tema abordado pelo ministrante Angelo Cortelazzo, professor da Unicamp, convidado pela Assessoria Pedagógica de Poços de Caldas.

A formação aconteceu no auditório do prédio F e contou com a participação de 30 docentes do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), além do diretor do campus Poços de Caldas, o professor Gunther Brucha.
Ao compartilhar a trajetória de 50 anos de docência, o palestrante explorou conceitos relacionados à profissionalização da docência, tais como ética, identidade, formação permanente para o ensino e a aprendizagem, e relação pedagógica.
“Os professores foram convidados a pensar como gostariam de ser lembrados por seus estudantes daqui a 20 anos, em um exercício de refletir sobre aspectos que vão caracterizando e consolidando sua prática e sua identidade docente”, relata a pedagoga Amanda Rezende Xavier, responsável pela organização do PLDoc, sobre a abordagem do professor Angelo Cortelazzo.
Oportunidade de reflexão e redirecionamento da carreira

Para Amanda Xavier, promover ações que contribuam para os docentes analisarem escolhas e caminhos percorridos é essencial para o redirecionamento da atuação. “Oportunizar espaços de formação que levem os professores a refletirem sobre sua identidade profissional docente é fundamental para uma análise crítica das escolhas adotadas e caminhos percorridos”, afirma.
Segundo ela, a partir de partilhas e de construção de novos saberes, os docentes têm a chance de rever até mesmo o percurso relacional de forma significativa. “Esse espaço pode contribuir para o aumento da motivação dos professores face aos muitos desafios que afetam a carreira do magistério superior”, finaliza.
O PLDoc Poços de Caldas integra o Programa Institucional de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (Prodoc), coordenado pela Assessoria Pedagógica do campus Poços de Caldas. O projeto desenvolve atividades que possam atender demandas específicas de cada campus da Universidade. Além do PLDoc, os docentes contam também com a programação central do Prodoc, chamada PIDoc, cujas atividades focam em abordagens institucionais mais amplas.
(Fotos: Arquivo/Amanda Xavier)
Leia também: PLDoc do campus Poços de Caldas abre programação com mesa de experiências sobre ensino e aprendizagem ativos