“Horizontes da nação: desafios brasileiros após 200 anos de Independência” – Alisson Eugênio (Org.)

Motivado pelas comemorações de 200 anos de Independência no Brasil, e com o objetivo de promover um debate permanente sobre o país, e-book “Os horizontes da nação: desafios brasileiros após 200 anos de Independência” foi lançado em agosto deste ano pela editora da UNIFAL-MG. O livro conta com a organização do professor Alisson Eugênio, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Instituição.

Por meio de esforço coletivo, os autores buscam debater os desafios da sociedade brasileira, levando em consideração a origem histórica, os avanços e as demandas atuais do país. Em 235 páginas, divididas em 11 capítulos, o leitor percorrerá diferentes assuntos: “Os desafios políticos: a consolidação da democracia”; “Os desafios da ética no Brasil: superar a violência e o totalitarismo”; “Desafios econômicos: desenvolvimento, proteção ambiental e justiça social”; “Escravidão e liberdade como desafios no Brasil pós 1822”; “Desafios das populações indígenas”; “História e desafios da educação no Brasil”; “Desafios do SUS: previdência e saúde”; “Saúde para todos? Os desafios da agenda sanitária após 200 anos de Independência”; Desafios para a construção da identidade nacional: a simbologia do Futebol”; “Os desafios do patrimônio cultural brasileiro diante dos horizontes das identidades nacionais”; e “Desafios da Ciência”.

De acordo com o organizador, que também assina dois dos capítulos, a obra contribui para a reflexão sobre alguns dos problemas sociais brasileiros. “Desse modo, ajuda na construção da percepção de que eles devem ser encarados como desafios e, consequentemente, combatidos pela sociedade brasileira a fim de impulsionar o desenvolvimento do país, tanto do ponto de vista econômico quanto humano e social”, relatou.

Alisson Eugênio é professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Instituição. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Na Universidade, isso aconteceu por meio de uma mesa de extensão, realizada em 4 de agosto deste ano. A reflexão tem sido feita nas disciplinas dos professores que escreveram capítulos desse livro e pode ser feita pelo corpo docente que tem disciplinas afins aos temas que o compõem”, completou o docente.

Além do Prof. Alisson Eugênio, os pesquisadores envolvidos na escrita do e-book são Mário Danieli Neto, Paulo César de Oliveira, Paulo Márcio de Faria e Silva e Geraldo José Medeiros Fernandes, da UNIFAL-MG; Pablo Luiz de Oliveira Lima, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);  Kelly Ludkiewicz Alves e Edna Telma Fonseca e Silva Vilar, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Jean Luiz Neves Abreu, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Eliazar João da Silva, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); e Liliane Faria Correa Pinto, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A obra é voltada à comunidade acadêmica e ao público interessado no assunto. É possível acessá-la por meio do Sistema de Bibliotecas da UNIFAL-MG (SIBI/UNIFAL-MG).

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG