Em reportagem da EPTV, docente da UNIFAL-MG fala sobre importância do cadastro no Sistema de Transferências do Governo Federal

(Imagem: reprodução/EPTV1)

Recentemente, o Ministério Público Federal (MPF) cobrou municípios sul mineiros sem cadastro no Sistema de Transferências do Governo Federal. O Jornal da EPTV 1ª edição convidou o professor Cláudio Caríssimo, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG, para falar sobre a importância desta ferramenta na garantia da transparência dos recursos recebidos, conhecidos como “Emenda Pix”. A reportagem foi ao ar dia 14/03.

Segundo o docente, a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Governo Federal, aprovada em 2023, determinava uma data para que os municípios que recebessem as emendas apresentassem seus planos de trabalho. “No caso da Emenda Pix, é obrigatória a apresentação posterior, por parte das cidades, dos valores recebidos e dos gastos. Nesses 29 municípios, 8 da nossa região, as prefeituras não complementaram seus planos de ação”, explica.  

Confira a matéria completa no Globoplay.

*Luana Bruno é estagiária na Diretoria de Comunicação da UNIFAL-MG.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM