Com o propósito de apresentar ao público autores e autoras que transitam fora do eixo tradicional da literatura, o Jornal UNIFAL-MG lança a coluna literária Literatura pelas Bordas. Proposta é resultado de uma parceria com o professor Ítalo Oscar Riccardi León, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), e se configura como uma das ações de um convênio internacional que prevê atividades conjuntas entre a UNIFAL-MG e a Universidad Católica del Maule (UCM), no Chile.
“O caráter dialógico entre a literatura, a leitura, a educação literária e outras artes, nos faz pensar nas diversas interfaces e conexões que a literatura estabelece com outras áreas do conhecimento e linguagens”, destaca o professor.

Segundo Ítalo León, a expressão “literatura pelas bordas” se refere aos “espaços não canônicos”, ou seja, aqueles espaços vistos como periféricos, marginais ou mesmo excêntricos. “A concepção literária e leitura pelas bordas significa referir-se a uma literatura emergente e inovadora que estabelece novas formas de compreensão das produções narrativas contemporâneas e leituras baseadas em tensões, estéticas específicas, bem como utopias e distopias que confrontam os limites do cânone tradicional, e que assinalam caminhos para a transformação e conhecimento de outros autores (-as) desconhecidos (-as) do universo literário brasileiro, ibero-americano e mundial”, detalha.
A ideia da coluna surgiu a partir de discussões e experiências acumuladas pelo docente em eventos acadêmicos voltados ao hispanismo e à literatura comparada. “O começo desta iniciativa surgiu inicialmente durante as discussões e trabalhos apresentados no 12º Congresso Brasileiro de Hispanistas, em 2022, em São Paulo”, relembra. Desde então, o conceito foi amadurecendo com participações em simpósios e congressos nacionais e internacionais, incluindo o 13º Congresso Brasileiro de Hispanistas em Florianópolis em 2024 e as Jornadas Andinas de Literatura Latino-americana (JALLA), realizadas em 2024 no Chile.
Nas oportunidades, o professor se aproximou de outros pesquisadores como a professora Célia Navarro Flores, da UFS, e as professoras Lorena P. López Torres e Marina Fierro Concha, da Universidad Católica del Maule – UCM (Chile). “Isso possibilitou a recente visita institucional das professoras Lorena e Marina para conhecer a UNIFAL-MG e participar do Congresso Nacional de Educação – CNE – Flipoços 2025, bem como de desenvolver uma das ações institucionais de um convênio marco institucional e internacional que está sendo articulado entre a Universidad Católica del Maule – UCM e a UNIFAL, resultado das comemorações do 20 anos de nossa Instituição universitária”, explica.
De acordo com o coordenador, a coluna será quinzenal e reunirá resenhas de pesquisadores da UNIFAL-MG e de instituições parceiras sobre obras “pelas bordas”. “A intenção desta coluna literária é dar a conhecer, principalmente, autores brasileiros, ibero-americanos e até de outras nacionalidades, desconhecidos do chamado ‘grande público’, objetivando ampliar outros leitores potenciais, assim como de contribuir com a divulgação de suas obras no espaço literário da coluna”, finaliza.
A estreia da coluna conta com a resenha Meio Rimbaud, meio Kafka, inteiro Alfonso Alcalde sobre a obra “Grafitis” do escritor chileno Alfonso Alcalde. Assinada pelo professor Eloésio Paulo, também autor de livros, a resenha aborda a compilação de textos sucintos de Alfonso Alcalde, que se destacou pela capacidade de misturar o espírito carnavalesco com a cultura popular, cuja obra continua sendo um território a ser descoberto e recuperado. Como questiona o próprio Eloésio Paulo: “Quantos autores assim não andarão errantes à margem dos sistemas literários crescentemente ideológico-negocistas?”
Prestigie a coluna literária: Literatura pelas Bordas
Leia também: UNIFAL-MG, em parceria com a Flipoços, realiza 9º Congresso Nacional de Educação