NAF Previdência em Podcast [Ep. 2]: Qualidade do segurado e período de graça – Por Betânia Gaudêncio

No Episódio 2 do NAF Previdência em Podcast, produzido pelo Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da UNIFAL-MG no campus Varginha, o tema destacado é “Qualidade do segurado e período de graça”.

No episódio, a mestranda em Gestão Pública e Sociedade da Universidade, Betânia Gaudêncio, fala sobre a “qualidade de segurado”, que é a condição do indivíduo que começa a contribuir como INSS, seja por relação de trabalho como empregado ou  por contribuição facultativa ou contribuição individual, e sobre o “período de graça”, que consiste no tempo definido em lei em que o contribuinte deixa de contribuir,  mas  ainda mantém a qualidade de segurado.

“Por exemplo que você foi demitido do seu trabalho e imediatamente perdeu os seus direitos previdenciários, por isso existe o período de graça, para que você mantenha a qualidade de segurado enquanto não consegue contribuir para a Previdência”, explica a mestranda.

Nos próximos episódios, serão abordados os temas:  “Segurados da Previdência Social” e “Dependentes”.

O NAF Previdência é coordenado pelo professor Wesllay Carlos Ribeiro e pela professora Larissa Gonçalves Souza, ambos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

Acompanhe  as atividades do NAF Previdência pelo Instagram.

Ouça o podcast no canal oficial da UNIFAL-MG no Spotify:

O podcast está disponível também no YouTube da UNIFAL-MG com tradução em Libras. Acesse:

Saiba mais sobre o NAF Previdência