NAF Previdência em Podcast [Ep. 3]: Segurados da Previdência Social – Por Lays Ferreira

A mestranda em Gestão Pública e Sociedade da Universidade, Lays dos Reis Ferreira, retorna ao NAF Previdência em Podcast com o tema “Segurados da Previdência Social”. No episódio, ela explica os dois tipos segurados: os obrigatórios  e os facultativos.

Os obrigatórios são os profissionais que exercem função remunerada, tais como empregados de empresas, empregados domésticos, profissionais autônomos, trabalhadores avulsos e segurados especiais. Já os facultativos são aquelas pessoas que não têm obrigação de recolher o INSS, mas pensando em futuros benefícios, escolhem contribuir mesmo assim, entre eles, temos estudantes, donas de casa e desempregados .

No podcast, Lays dos Reis Ferreira aborda as formas de contribuição de cada tipo de segurado e destaca: É importante ressaltar que todo mundo que contribui para o INSS, em dia, é segurado da Previdência Social”.

O podcast é produzido pelo Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da UNIFAL-MG no campus Varginha, projeto coordenado pelo professor Wesllay Carlos Ribeiro e pela professora Larissa Gonçalves Souza, ambos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

No próximo episódio, o tema será “Dependentes”.

Acompanhe  as atividades do NAF Previdência pelo Instagram.

Ouça o podcast no canal oficial da UNIFAL-MG no Spotify:

O podcast está disponível também no YouTube da UNIFAL-MG com tradução em Libras. Acesse:

Saiba mais sobre o NAF Previdência