NAF Previdência em Podcast [Ep. 4]: Dependentes dos Segurados do INSS – Por Betânia Gaudêncio

Betânia Gaudêncio, mestranda em Gestão Pública e Sociedade da UNIFAL-MG, campus Varginha, está de volta ao NAF Previdência em Podcast com o tema “Dependentes do Segurado no INSS”. De acordo com ela, em relação ao segurado do INSS, o dependente é a pessoa que se enquadra em um dos dois critérios básicos de dependência: a dependência econômica ou a condição familiar.

No episódio, ela apresenta a ordem de prioridade dos dependentes para ter o direito à pensão, em caso de morte do segurado. O podcast destaca também a documentação necessária para comprovar o vínculo e a condição de dependente do segurado.

O NAF Previdência em Podcast é produzido pelo Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da UNIFAL-MG, do campus Varginha. A iniciativa é desenvolvida como projeto de extensão universitária e é coordenada pelo professor Wesllay Carlos Ribeiro e pela professora Larissa Gonçalves Souza, ambos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

No próximo episódio, o tema será “Contribuições previdenciárias: empregados e contribuintes especiais”.

Acompanhe  as atividades do NAF Previdência pelo Instagram.

Ouça o podcast no canal oficial da UNIFAL-MG no Spotify:

O podcast está disponível também no YouTube da UNIFAL-MG com tradução em Libras. Acesse:

Saiba mais sobre o NAF Previdência