Obra ‘201 romances brasileiros em 5 minutos cada’ do professor Eloésio Paulo ganha visibilidade em portais de notícias do país

Desde o lançamento no mês de novembro de 2024, o livro “201 romances brasileiros em 5 minutos cada”, de Eloésio Paulo, escritor e professor do curso de Letras da UNIFAL-MG, tem ganhado visibilidade em veículos de comunicação de Minas e de outras partes do país.

Além do jornal Estado de Minas, que publicou uma reportagem sobre a obra no início de dezembro, a qual já foi citada nesta editoria, o jornal Valor Econômico na edição do dia 08/12/2024 também sugeriu o livro em uma coluna de dicas de leitura.

Marisa Loures, colunista do Sala de Leitura do jornal Tribuna de Minas, da cidade de Juiz de Fora, falou sobre a obra de Eloésio Paulo, na edição de 22/12/2024. O professor concedeu uma entrevista à jornalista, na qual falou sobre os critérios que utilizou para a seleção dos romances, sobre o prefácio de Luiz Ruffato, em que ele relaciona a obra com o trabalho de Otto Maria Carpeaux, bem como a respeito da transformação da representação da sociedade que o autor identifica ao longo da evolução do romance brasileiro.

O livro foi resenhado também por Luiz Veroneze no portal do Jornal da Fronteira, do estado do Paraná, na edição de 25/12/2025. “Eloésio Paulo demonstra que, mesmo em textos curtos, é possível instigar debates, revisitar clássicos e dar nova vida a obras que, muitas vezes, ficam restritas às prateleiras”, destaca o jornalista.

Uma nota sobre a obra também foi publicada na edição 297 deste mês de janeiro de 2025, do Jornal Rascunho, de Curitiba-PR. O texto destaca: “Concebido como um manual para consulta, o livro também pode ser lido como obra literária. Ele contém resenhas dos mais relevantes romances brasileiros publicados ao longo dos séculos 19 e 20.”

201 romances brasileiros em 5 minutos cada é a 18ª obra de Eloésio Paulo e reúne, em tom de guia crítico, verbetes curtos e afiados sobre o vasto universo do romance brasileiro. A publicação contempla uma diversidade de romances que vai desde “O filho do pescador” de Teixeira e Sousa, de 1843, até “Sexo”, de André Sant’Anna, fechando o ciclo do século XX. Para saber mais, acesse aqui.

Confira a repercussão da obra:

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM