A UNIFAL-MG teve uma participação destacada no 56º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, realizado de 14 a 16/11, no Rio de Janeiro. Reconhecido como o maior evento da área na América Latina, o congresso contou com a apresentação de seis trabalhos acadêmicos da Instituição, refletindo a excelência e o impacto da Universidade no cenário da ortopedia.
Sob a coordenação do professor da Faculdade de Medicina, Eli Ávila Souza Júnior, e das professoras do Instituto de Ciências da Motricidade, Andreia Maria Silva Vilela Terra e Adriana Teresa Silva Santos, os discentes Anna Cláudia Ferreira Nunes, Pedro Luís Ortelani Valadares, Maria Amália Garcia da Silveira Araújo, Isadora Maria de Souza e Silva, Caroline Magrini Turini, Anna Luiza de Araújo Ribeiro, Carolina Oliveira do Espírito Santo, Isadora Furlan Ribeiro e Marina Andrade Nogueira, apresentaram pesquisas que abordaram temas como sarcopenia, hipovitaminose D, disfunções do pé, fraturas por estresse, tumor plantar e pé diabético.
Segundo o professor Eli, os trabalhos, que incluíram uma apresentação oral do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e cinco pôsteres de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso, trouxeram inovação e avanço científico para a ortopedia e reforçaram o reconhecimento nacional da UNIFAL-MG. “A presença no evento destacou a importância da pesquisa no desenvolvimento da medicina, aproximando a prática clínica da ciência”, afirmou.
Sobre a experiência no congresso, o professor Eli comentou: “Participar de um evento desse porte reafirma o valor da pesquisa no desenvolvimento da medicina. Estar presente como professor e orientador, representando os trabalhos dos alunos que ajudamos a formar, é um dos momentos mais gratificantes da carreira”. E acrescentou que “a visibilidade que a UNIFAL-MG teve reforça o compromisso da nossa Universidade com a excelência acadêmica e científica.”