Professores da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG se destacam no Prêmio CAPES de Tese 2024

Das três teses premiadas em todo o país, duas são de docentes da Instituição
Docente da UNIFAL-MG é premiado por tese sobre infecções peri-implantares (Foto: Canva Pro)
A tese do professor Raphael foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da FOP-UNICAMP (Foto: arquivo pessoal)

Os professores Raphael Cavalcante Costa e Luciano Aparecido de Almeida Junior, da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG, se destacaram no Prêmio CAPES de Tese 2024. Na área de Odontologia, apenas três teses foram premiadas em todo o país: a vencedora e duas menções honrosas, sendo duas dessas teses de docentes da FO/UNIFAL-MG.

O professor Raphael Cavalcante Costa, recém-contratado pela FO, recebeu o Prêmio CAPES de Tese 2024, sendo reconhecido como o melhor trabalho de doutorado na área desenvolvido em 2023.

A tese premiada, intitulada “Biomateriais para o Controle das Infecções em Implantes Dentários: Mecanismos Biológicos, Fatores Moduladores e Novas Estratégias de Tratamento”, aborda um problema crítico na odontologia moderna. Segundo o professor Raphael, “um a cada três implantes dentários são acometidos por infecções. Estas infecções peri-implantares representam a principal causa de falha nas reabilitações com implantes.”

O estudo desenvolveu uma abordagem inovadora para o tratamento dessas infecções. “Desenvolvemos e validamos uma estratégia de descontaminação de superfícies de implantes dentários focando na eliminação efetiva do biofilme oral e um novo biomaterial para liberação controlada e sustentada de ácido fólico e controle da inflamação tecidual”, explicou o pesquisador.

Uma das principais inovações da pesquisa é um polímero com características únicas. “Do ponto de vista clínico, o polímero apresenta conformação na forma de partículas de consistência macia, o que permite ser moldável nas roscas expostas de implantes e regiões de espaços (gaps). Além disso, o arcabouço da partícula é biodegradável, o que permite sua completa eliminação após um período de 60 dias”, detalhou o docente da FO.

Material odontológico desenvolvido, biodegradável por pH e incorporado com ácido fólico para controle da inflamação (Imagem: Raphael Cavalcante Costa)

De acordo com ele, a importância deste estudo para a odontologia é significativa. “Os resultados dos estudos presentes na tese permitem o aprimoramento das técnicas clínicas de limpeza de implantes dentários e o desenvolvimento de um novo material odontológico para aplicação ao redor dos implantes e controle da inflamação peri-implantar”, afirma o professor Raphael.

O reconhecimento pela CAPES não apenas valoriza o trabalho realizado, mas também abre novas perspectivas. “Esse destaque pode facilitar a obtenção de recursos e financiamento para novos projetos, além de abrir portas para colaborações com outros pesquisadores e instituições com a UNIFAL-MG”, ressaltou.

Quanto ao futuro na Instituição, o professor demonstra expectativas: “Estou entusiasmado com a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento acadêmico e científico da nossa Universidade. Planejo adaptar a minha linha de pesquisa que desenvolvi e que foi reconhecida com o Prêmio CAPES de Tese, explorando novas questões e abordagens na FO-UNIFAL-MG junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas”.

O estudo premiado foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP), sob a orientação do professor Valentim Adelino Ricardo Barão.

Luciano Aparecido de Almeida Junior recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2024. (Foto: arquivo pessoal)

Já o professor Luciano Aparecido de Almeida Junior recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2024. A pesquisa, intitulada “Sinalização TNF-alfa-TNFR1 regula diferencialmente a perda óssea periapical e a neoformação dentinária em modelo experimental murino”, foi desenvolvida na área de Odontopediatria na USP Ribeirão Preto, sob a orientação do professor Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva.

Entre os principais achados, o estudo revelou que “a ausência da ligação do eixo TNF-α-TNFR1 limitou a formação da lesão periapical e influenciou o processo inflamatório e o catabolismo ósseo no período inicial da lesão. Por outro lado, a falta do TNFR1 impediu a formação de tecido mineralizado no canal radicular e levou a um maior processo inflamatório do tecido pulpar”.

Segundo o docente, o impacto desses resultados na prática odontológica pode ser significativo. “Terapias endodônticas podem ser vislumbradas a partir deste conhecimento, visto que existem medicamentos no mercado inibidores de TNFR1 que podem ser incorporados em um cimento obturador ou restaurador”, destacou o professor Luciano.

A pesquisa do professor Luciano investigou o papel do eixo TNF-Alfa-TNFR1 na inflamação, no desenvolvimento da lesão periapical e no reparo pulpar utilizando um modelo experimental murino (Foto: arquivo pessoal)

A pesquisa já resultou em dois artigos científicos publicados em uma revista internacional de grande relevância na área da Odontologia, especialmente na Endodontia, além de premiação internacional e apresentações em eventos nacionais e internacionais.

Sobre a menção honrosa recebida, o professor expressou sua gratidão: “Receber esta menção honrosa é muito gratificante. É um sinal de reconhecimento de todo esforço e trabalho de 4 anos. Como é anunciado, o prêmio é o ‘Oscar da Ciência Brasileira'”.

Quanto aos próximos passos, o professor Luciano revelou que já está dando continuidade a linha de pesquisa em seu pós-doutorado, avaliando uma possível terapia endodôntica cujos resultados ainda estão em análise para publicação.