A Prefeitura de Alfenas está realizando, até 20 de dezembro, o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal, com visitas domiciliares para verificar a imunização contra a febre amarela em moradores de 9 meses a 59 anos. No dia 10/12, o jornal O Alfenense divulgou essa informação e convidou o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, para comentar a situação da frebre amarela.
Na oportunidade, o professor Sinézio Júnior alertou sobre o risco da forma grave da doença, que pode levar à morte em 20 a 50% dos casos. “Se uma pessoa desenvolve uma doença com gravidade, o risco de morte é significativo. A cada duas pessoas com febre amarela grave, uma pode morrer”, destacou.
O especialista reforçou, ainda, a eficácia da vacinação como principal medida preventiva, lembrando que a imunização completa é feita com apenas uma dose ao longo da vida, aplicada aos 9 meses de idade e com reforço aos 4 anos no caso das crianças. Em Alfenas, a cobertura vacinal atual está em 79,92%, abaixo do ideal de 95%, tornando essencial o engajamento da população para evitar a propagação da doença.
Para ler a matéria completa, acesse: https://www.oalfenense.com.br/noticia/87976/monitoramento-rapido-de-cobertura-vacinal-contra-febre-amarela-sera-realizado-em-alfenas