Projeto de extensão “Consciência Negra o Ano Todo” realiza oficinas sobre figuras históricas negras em escola de Alfenas

Registro fotográfico realizado durante a oficina ofertada na Escola Estadual Levindo Lambert. (Foto: arquivo/Profa. Ana Lúcia da Silva)

O projeto de extensão “Consciência Negra o Ano Todo, de Janeiro a Janeiro” segue com a realização de oficinas focadas em biografias de personalidades negras da História do Brasil. As ações do projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UNIFAL-MG, que antes aconteciam no Museu de Memória e Patrimônio da Universidade, agora acontecem na Escola Estadual Levindo Lambert, em Alfenas-MG.

No dia 29 de agosto, o projeto levou a oficina “Luiz Gama, o protagonismo negro na luta pela liberdade” para a escola. “Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental 2 tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória de Luiz Gama, abolicionista negro que conseguiu libertar mais de 500 escravizados no Brasil Imperial, sendo reconhecido posteriormente pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”, contou a coordenadora.

Coordenado pela professora Ana Lúcia da Silva, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, o projeto conta com equipe formada por estudantes de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG, como Bruna Neves Rodrigues e Maria Fernanda Moreira de Freitas, ambas do curso de Pedagogia, e as mestrandas Gislene da Silva e Rafaela Neves Meireles, do Programa de Pós -Graduação em Educação (PPGE) da UNIFAL-MG.

Com um cronograma de oficinas que abordam outras figuras históricas negras, o projeto segue as atividades até o final do ano. Segundo a coordenação do projeto, as oficinas visam promover a importância de se ensinar e estudar a História e cultura africana, afro-brasileira e indígena, conforme Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, destacando a necessidade de uma educação antirracista nas escolas.

Confira, abaixo o cronograma completo das oficinas:

• 25/09/2024
    Oficina: “Mulheres negras abolicionistas: Maria Firmina dos Reis e Chiquinha Gonzaga”
  • 31/10/2024
    Oficina: “Dragão do Mar e a Revolta de Jangadeiros, o protagonismo negro na luta pela liberdade”
  • 28/11/2024
    Oficina: “André Rebouças, o engenheiro da liberdade”
  • 05/12/2024
    Oficina: “José do Patrocínio e o Movimento Abolicionista no Brasil Império”

Mais informações sobre o cronograma e conteúdos podem ser acessadas no site da UNIFAL-MG.

Confira, abaixo, as fotos da oficina realizada no dia 29 de setembro. (Foto: arquivo/Profa. Ana Lúcia da Silva)