Discentes do curso de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG promovem revitalização da Coleção Didática de Invertebrados

Parte da Coleção Didática de Invertebrados da UNIFAL-MG, recentemente revitalizada pelos discentes da LAZOOI. (Imagens: arquivo/LAZOOI)

Recentemente, os discentes da Liga Acadêmica de Zoologia de Invertebrados (LAZOOI) da UNIFAL-MG, com auxílio dos professores Vinícius Xavier da Silva e Flávio Nunes Ramos, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN), Lívia Maria Rosato Moda, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e da técnica de laboratório Julieta Moreira, iniciaram projeto de revitalização da Coleção Didática de Invertebrados do Laboratório de Zoologia de Invertebrados (S208) da Universidade. As ações começaram no dia 05/09.

Revitalização dos animais no Laboratório S208.

A Coleção Didática de Invertebrados (CDI), material científico da UNIFAL-MG, conta com múltiplas espécies de invertebrados fixados em via úmida, dentre os quais se destacam artrópodes, como insetos, aracnídeos e crustáceos, moluscos, como polvos, lulas, caramujos e lesmas, vermes cilíndricos e chatos e, também, equinodermos, como ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, etc. Segundo Ana Clara Paiva Zanon, discente do curso de Ciências Biológicas e atual presidente da LAZOOI, atualmente, a coleção conta com mais de 1.000 animais.

A fim de evitar a perda de exemplares, os alunos organizaram-se para renovar a conservação dos animais, além de catalogá-los e adicioná-los em Livro Tombo, documento que permanecerá na Universidade para uso de futuros estudantes. “Antes de iniciarmos a revitalização, precisamos de algumas semanas de preparo e instrução a todos os membros da equipe. Para isso, conversamos muito com o professor Vinícius, que é sistemata e cuida da Coleção Herpetológica da UNIFAL-MG”, explica a discente.

“Nós nomeamos a coleção como CDI, Coleção Didática de Invertebrados, e fizemos um livro tombo, no qual todos os dados disponíveis sobre os animais ficarão registrados. No material, registramos a data e o local de coleta, o nome científico, a quantidade e outras observações”, explica. Segundo Ana Clara Zanon, todos os invertebrados ficam preservados em álcool 70%, que, por ser muito volátil e evaporar, deve ser renovado constantemente.

Criação do livro de registros dos animais.

“A revitalização da coleção didática de invertebrados é uma ação muito importante da Liga Acadêmica de Zoologia de Invertebrados. Através desse projeto, ligantes se sentirão motivados a revitalizar o patrimônio da Universidade, o que gera impacto direto nas aulas de graduação, com o uso desse material em práticas”, aponta a professora Lívia Maria Rosato. Para Vinícius Xavier da Silva, além da revitalização ser uma excelente oportunidade para alunos treinarem a identificação dos grupos estudados, este material, organizado e registrado, tem mais condições, também, de atender às visitas de escolas monitoradas pela Liga.

 

“Com essa revitalização, esperamos cumprir o papel da Liga Acadêmica enquanto entidade acadêmica de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, esperamos fornecer melhores condições para os próprios alunos que vão usufruir da coleção” aponta a presidente da LAZOOI. “Coleções científicas são muito importantes como catálogo de espécies para estudos e pesquisas, pois nos permitem entender como é cada animal. Além disso, a CDI facilita a educação ambiental com os invertebrados, que fazem parte de um grupo negligenciado”, finaliza.

No momento, os participantes da LAZOOI estão organizados de modo que, todos os dias, pelo menos um discente vai ao Laboratório. Para mais informações, acesse o instagram da Liga.

*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM