“Todo pombo é correio” – Marcos de Carvalho e Eloésio Paulo

No sábado (6/5), a comunidade alfenense conhecerá o segundo livro de “uaicais” dos autores Marcos de Carvalho e Eloésio Paulo, professores do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG. A obra “Todo pombo é correio”, que consagra 40 anos de amizade e parceria entre os autores, será lançada no espaço da loja Cascafina, entre 9h e 13h.

O livro foi publicado pela editora Sic Edições e reúne uma coletânea de haicais – um formato poético de origem japonesa organizado em três versos, sendo o primeiro e o terceiro com cinco sílabas cada e o do meio com sete. “O livro é uma sequência corrida de poemas, alternando entre os dois autores. Mas sobrou bastante daquela estrutura inicial, temporal”, explica Eloésio Paulo.

Marcos de Carvalho e Eloésio Paulo celebram 40 anos de amizade e parceria de escrita. (Fotos: Arquivo Pessoal)

Os autores decidiram chamar os poemas de “uaicais” por terem nascido na região do Sul de Minas e crescido em contato com plantas e animais. “Ao ser escrito em português, um haicai foge das regras originais japonesas para adaptar à língua”, destaca Eloésio Paulo.

Em 2021, Marcos de Carvalho e Eloésio Paulo lançaram “UAICAIS com ensaios de nocaute”, projeto que envolveu dezenas de poemas trocados por e-mail, nos diálogos em que cada um compartilhava escritos de seu acervo como resposta ao outro. Todos os poemas carregando a brevidade do haicai como característica, bem como elementos da natureza.

Já em “Todo Pombo é Correio”, os autores organizaram os poemas de outra maneira e acreditam ter amadurecido o processo de produção de uaicais. Cada um de nós desenvolveu melhor seu próprio conceito do que seja a forma e o espírito do uaicais. Então, ambos acreditamos que essa leva de poemas seja bem superior à primeira”, afirma Eloésio Paulo.

A produção de uaicais selecionados envolveu um processo no qual os uaicais de Eloésio Paulo, que abordam a natureza e os animais, estavam organizados em um ciclo que começava de manhã e ia até a noite. Na sequência, Marcos de Carvalho editava, incluindo os poemas dele. “Eu mandei para o Marcos um livro meu, prontinho, e ele foi procurando entre os dele aqueles que melhor dialogavam com a minha sequência. Nesse processo houve supressões e acréscimos de ambos os lados, e a conversa para isso foi principalmente por correio eletrônico, mesmo nossas salas na UNIFAL-MG sendo uma ao lado da outra”, conta.

Autores dedicaram a obra ao médico do trabalho Joel Henriques de Oliveira Carvalho, que integra a equipe do Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAS) da UNIFAL-MG. Dr. Joel Carvalho foi responsável por apresentar os amigos há 40 anos. (Foto: Arquivo/Dicom)

“Todo pombo é correio” marca a trajetória de 40 anos de amizade e de produção conjunta dos escritores. Vale ressaltar que a obra foi dedicada ao médico do trabalho Joel Henriques de Oliveira Carvalho, que integra a equipe do Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAS) da UNIFAL-MG, responsável por apresentar os amigos. “Ao Joel, que fez a ponte”, assinalam os autores na dedicatória.

Eloésio Paulo relembra como foi a “ponte” que interligou os dois. “Eu estudava no Estadual e o Marcos no Promove, colégio particular. Ele e o Joel eram amigos e o Joel era meu colega, no terceiro ano do ensino médio. Um dia o Joel chegou e me disse: ‘Você precisa conhecer o Marquinho, porque vocês dois vivem me dizendo exatamente as mesmas coisas.’ Aí, dias depois me levou à casa do Marcos e nos apresentou. Era verdade, nós dois tínhamos mais interesse por literatura do que por qualquer outra coisa”, relata.

“Foi uma honra receber a homenagem do Marcos e do Eloésio”, comentou o médico Joel Carvalho ao falar sobre o gesto de carinho e de consideração dos amigos.

Conforme Eloésio Paulo, poucos meses depois daquele encontro, promovido por Joel Carvalho, os novos amigos já estavam organizando um grupo de estudo que resultou, em outubro de 1983, na primeira coletânea ‘Tempoesia’, um livro com poemas de 15 autores, a maioria estudantes universitários.

De lá até aqui, foram muitas obras compartilhadas. Dentre elas, Eloésio Paulo destaca “Tempoesia I”‘, em 1985, o único número da revista literária ‘Póstudo’ e o volume “Traços, Troços e Troças”, com poemas de Marcos de Carvalho, de Eloésio Paulo e do irmão de Marcos, Francisco Assis de Carvalho. “Éramos o que havia restado do grupo Tempoesia”, relembra.

Os dois também trabalharam juntos no livro de poemas “Decurso”, publicado pela editora da Unifenas em 1988, e editaram o suplemento “Uai Literário”, no extinto jornal ‘Uai’, entre 1984 e 1985, além da página “Esparta Sul-mineira”, em 1987, no também extinto jornal ‘Habeas Data’. “Essa página era uma versão local do jornal satírico ‘Planeta Diário’. Depois dessa época, moramos cada um por longos períodos fora de Alfenas; então, exceto pela campanha do PT à prefeitura de Alfenas em 1992, só voltamos a produzir algo juntos no ano passado, que foi o ‘Uaicais com ensaios de nocaute’”, detalha.

Interessados podem adquirir o livro pelo site da editora Sic Edições neste link.

A loja Cascafina, onde ocorrerá o lançamento em Alfenas, fica localizada à Rua Presidente Artur Bernardes, nº 374, no centro.