UNIFAL-MG está com inscrições abertas para estudantes interessados em participar do Projeto Rondon em 2025

Na imagem, há uma foto das estudantes participantes do projeto rondon de 2024, no fundo. Elas estão abraçadas, de costas, uniformizadas, e a imagem está desfocada. Em cima desta imagem desfocada, de modo centralizado, contém outra foto de três rondonistas, uniformizadas, agachadas em uma horta, juntamente de cinco crianças, auxiliando na plantação de mudas em garrafas pet. Fim da descrição.
Registros da operação Onça Cabocla do Projeto Rondon, realizada entre os dias 11 e 28 de janeiro deste ano, nos municípios de São João da Ponte e São João da Lagoa. (Foto: Arquivo/Isabella Consentino)

A UNIFAL-MG inicia, hoje, as inscrições para o processo de seleção dos acadêmicos que pretendem participar das operações Rondon Sul de Minas I e II. As operações serão realizadas durante o mês de janeiro de 2025. Poderão se inscrever alunos de graduação que tenham cursado, no mínimo, a metade dos semestres do curso e alunos de pós-graduação regularmente matriculados no programa. As inscrições ficam abertas até o dia 15 de outubro e podem ser feitas, exclusivamente, pelo e-mail projetorondon@unifal-mg.edu.br.

Segundo o coordenador do projeto na UNIFAL-MG, professor Tomaz Henrique Araújo, é a primeira vez que o projeto Rondon atende a região sul de Minas. Dividido em duas operações, Sul de Minas 1 e Sul de Minas 2, o projeto atenderá 24 municípios da região, cada operação abrangendo 12 cidades. “A operação Sul de Minas 1 inicia uma semana antes da Sul de Minas 2, então, chegará um momento em que nós teremos 24 municípios sendo atendidos, simultaneamente, pelo projeto Rondon”, explica o docente.

O professor ainda esclarece que o processo de seleção acontecerá antes do resultado de aprovação. “Nós ainda não temos a aprovação do projeto da UNIFAL-MG para as operações Sul de Minas 1 e 2, então não temos garantia de que iremos participar, mas a probabilidade é alta, já que elas visam atender, prioritariamente, universidades mineiras. Estamos iniciando o processo de seleção antes do resultado final porque não dará tempo de fazermos a seleção depois do resultado, já que ele só sai na segunda quinzena de novembro e, logo no início de dezembro os estudantes estarão de férias”, esclarece o professor Tomaz Araújo.

Registro da operação Onça Cabocla do Projeto Rondon, realizada entre os dias 11 e 28 de janeiro deste ano. (Foto: Arquivo/Isabella Consentino)

De acordo com ele, o processo de seleção é seguido de cadastros desses discentes, que serão enviados para o Ministério da Defesa juntamente das atividades que cada um dos rondonistas irão executar e da responsabilidades destinadas a cada um. “Por isso nós estamos antecipando um processo de seleção e que nós vamos deixar claro para o aluno que se não formos selecionados, automaticamente, o processo não terá tido validade”, destaca.

Na UNIFAL-MG serão selecionadas duas equipes mais candidatos reserva, totalizando 24 alunos. O Ministério da Defesa ainda não definiu quais serão os 24 municípios que participarão da operação, conforme esclarecido pelo professor Tomaz. “O edital publicou 48 municípios. Desses 48, o Ministério vai selecionar 24. Na verdade, essa seleção dos 24 é feita junto com as próprias prefeituras, aquelas que vão aderir ou não ao projeto Rondon”, finalizou.

As operações anteriores do Projeto Rondon Minas Gerais aconteceram no norte de Minas, tanto no Vale do Jequitinhonha como em toda a região norte, e a UNIFAL-MG participou de quatro das operações. No ano de 2025, as operações estarão concentradas em Pouso Alegre, por conta da unidade militar da cidade, o agrupamento de artilharia, organização necessária para dar apoio ao projeto

Para a inscrição, o corpo do e-mail deve conter o nome completo do estudante, curso, período e anexos de foto recente do discente, bem como histórico escolar e certificados de participação em projetos ou programas de extensão, concluídos ou em execução. Os acadêmicos inscritos serão informados, posteriormente, por e-mail, sobre as etapas do processo de seleção.

Para saber mais sobre o Projeto Rondon – operações Sul de Minas 1 e Sul de Minas 2 – acesse o site oficial do projeto e o edital aberto.