UNIFAL-MG abre inscrições para “Oficina de Formação de Atores”; iniciativa integra o Projeto Teatro no Museu

As aulas serão ministradas pelo ator Ney Lima e ocorrerão às terças-feiras, das 19:00 às 20:30
As oficinas serão divididas em quatro períodos temáticos: Corpo, Voz e Musicalidade, Montagem de Cena, e Processo Criativo e Ensaios (Crédito da imagem: Canva Pro)

O projeto de extensão “Teatro no Museu” está com inscrições abertas para a “Oficina de Formação de Atores” até o dia 21/08. Coordenado pela técnica administrativa em educação, Giselle Zouain da Silva, com apoio dos docentes do Instituto de Ciências Biomédicas, Valdemar Antônio Paffaro Júnior e Andréa Mollica do Amarante Paffaro, o projeto visa enriquecer a cena cultural de Alfenas e proporcionar uma formação teatral acessível à comunidade interna e externa à UNIFAL-MG.

De acordo com a coordenação do projeto, as aulas, ministradas pelo ator Ney Lima, ocorrerão às terças-feiras, das 19:00 às 20:30, no Museu da UNIFAL-MG. O curso terá início em 27 de agosto e término em 10 de dezembro de 2024. As inscrições devem ser realizadas pelo formulário disponível neste link.

O cronograma inclui entrevistas, caso necessário, no dia 23 de agosto, com o resultado da seleção divulgado em 24 de agosto. As oficinas estão divididas em quatro períodos temáticos: Corpo, Voz e Musicalidade, Montagem de Cena, e Processo Criativo e Ensaios, culminando em apresentações nos dias 13 e 14 de dezembro de 2024.

Giselle, que atua no Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD), destaca a relevância do teatro na formação acadêmica e cultural: “O teatro é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e social. Ele não apenas amplia o vocabulário e a criatividade, mas também promove a socialização e o autoconhecimento.”

Já o professor Valdemar Antônio complementa que o objetivo é oferecer uma experiência teatral completa, que permita aos participantes explorar suas capacidades expressivas e críticas. “A prática teatral é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer cidadão”, disse.

Segundo os coordenadores, as oficinas de teatro serão especialmente significativas para os estudantes da UNIFAL-MG, pois oferecerão uma oportunidade única de integrar o aprendizado acadêmico com o desenvolvimento de habilidades práticas e emocionais. “Participar dessas oficinas permite que os alunos aprimorem suas habilidades de comunicação e expressão, essenciais em qualquer área de atuação profissional”, explica Giselle. “Além disso, o envolvimento em atividades teatrais pode melhorar a autoconfiança e a capacidade de trabalhar em equipe, preparando os estudantes para enfrentar desafios futuros com criatividade e resiliência”, afirma.

Sobre o projeto

O projeto “Teatro no Museu” oferece uma alternativa gratuita para a prática teatral em Alfenas, democratizando o acesso à formação em artes cênicas. O objetivo é tornar o teatro acessível a todos, proporcionando uma experiência enriquecedora que contribua para o bem-estar físico e mental dos participantes.

Além de enriquecer a vida cultural da cidade, o projeto promove inclusão social e oferece uma plataforma para que os participantes desenvolvam habilidades valiosas, como comunicação, trabalho em equipe e criatividade. “Acreditamos que o teatro pode transformar vidas, e estamos entusiasmados em compartilhar essa jornada com a comunidade de Alfenas”, conclui o professor Valdemar.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelo e-mail: museunoteatro.unifalmg@gmail.com ou entre em contato pelo WhatsApp do museu: (35-99153-0525).