UNIFAL-MG celebra Dia da Sustentabilidade em todos os campi da Instituição com ações de sensibilização

Na imagem, estão posicionados de corpo inteiro servidores da Universidade Federal de Alfenas, em um gramado, com um prédio azul de fundo. Logo na parte central direita da imagem, há um servidor terceirizado, de camiseta azul e calça jeans, posicionado de modo agachado, ao lado de uma muda prestes a ser plantada. Todos olham para a câmera e sorriem. Fim da descrição.
Registro realizado durante o plantio de mudas na Unidade Santa Clara, em Alfenas-MG. (Foto: arquivo/Dicom)

Para incentivar ações de conscientização sobre práticas sustentáveis, a UNIFAL-MG, por meio Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vinculada à Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), celebrou o Dia da Sustentabilidade em todos os campi da Instituição, no dia 25 de setembro.

As ações estiveram sob a coordenação da técnica administrativa  e gerente de meio ambiente Julieta Aparecida Moreira e do professor visitante Dalmo Arantes de Barros, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), como coordenador adjunto, e contaram com a colaboração de membros da comunidade acadêmica e da comunidade externa.

Na foto, há uma menina negra, com os cabelos trançados, vestindo uma blusa azul e preta e uma calça preta, olhado para frente e sorrindo. A menina segura a placa de identificação da muda. Fim da descrição.
Registro de estudante com muda a ser plantada no campus Varginha.

Entre as atividades desenvolvidas durante o dia 25 estão a palestra “Polemizando o consumo: a culpa é minha, eu a coloco em quem eu quiser”, realizada pela professora Mirian Yasmine Krauspenhar Niz, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, com transmissão virtual. Foi transmitida, também, a live “Gastronomia, sustentabilidade e mudanças climáticas“, ministrada pelo professor convidado Rodrigo Delphino, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Em Varginha, foi realizada uma roda de conversa com o tema “Geração de resíduos sólidos urbanos: projetos reciclAção e coletAtiva”, promovida no campus Varginha pelas professoras Lora dos Anjos Rodrigues e Kellen Rocha de Souza, ambas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

Em Poços de Caldas, os participantes puderam contar com a palestra com o tema “Consumo Sustentável”, que foi realizada no auditório do prédio F do campus. No mesmo dia, todos os campi da Instituição promoveram o plantio de árvores em comemoração aos 110 anos da Universidade. Foram plantadas mudas de Ipê, Jabuticaba, Grumixama, Uvaia, Pitanga Vermelha, Genipapo, entre outras.

Para a coordenadora da ação, Julieta Moreira, o Dia da Sustentabilidade na Universidade representa uma importante oportunidade de reforçar o compromisso da Instituição com reflexões e práticas sustentáveis. “O evento, que envolve tanto a comunidade acadêmica quanto a externa, é um espaço para compartilhar conhecimento, discutir iniciativas e promover a sensibilização sobre os desafios ambientais contemporâneos”, afirmou.

Assista ao vídeo do plantio das mudas realizado na Sede da Instituição, produzido pela UNIFAL-MG e publicado na página oficial do Instagram.

Confira, abaixo, os registros fotográficos das atividades realizadas nos três campi. (Fotos: arquivo/Dicom e arquivo pessoal/Julieta Moreira)