As comemorações do Dia do Servidor Público na UNIFAL-MG, comemorado oficialmente no dia 28 de outubro, foram marcadas por eventos culturais, orientações em saúde e homenagens. As atividades ocorreram nos dias 30 e 31 de outubro, nas quatro unidades da Universidade, em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. A organização foi realizada pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do Programa Qualidade de Vida no Trabalho, e dos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.
Neste ano, foram homenageadas as servidoras Lucinda Moreira, Damaris Tassoti Figueiredo Martins e Patrícia Penido Maia, e os servidores Frederico Maximiliano Antunes Rocha, Paulo Márcio de Faria e Silva e Walter Alves de Araújo.
Conforme a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profa. Juliana Guedes, homenagear os aposentados é uma forma de reconhecer o trabalho e a dedicação não apenas à Universidade, mas a toda a sociedade. “São 110 anos de história! São muitas as pessoas que se dedicaram à transformação da sociedade e da vida de tantas outras pessoas. Essa é a nossa missão!”
Além da homenagem aos aposentados, a programação em Alfenas destacou atendimentos em auriculoterapia, exercícios laborais, massagem com liberação miofascial, oficina de culinária, uma roda de conversa com o professor Paulo Márcio, ex-reitor da UNIFAL-MG, e com o médico Frederico Rocha, ambos aposentados em 2024; e apresentações musicais com Daniel de Oliveira, auditor da UNIFAL-MG, com o músico Vinição, servidor público da Justiça Federal, e com a banda Sapo de Pedra, na Unidade Santa Clara. Em Poços de Caldas, foi realizada a peça teatral “A Jornada de Vitória: descobrindo a si mesmo”, apresentação de músicas com histórias, meditação e um café coletivo. No campus de Varginha, os servidores participaram de uma caminhada ecológica.
Este ano, as comemorações tiveram apoio da Accel – Associação Comunitária, Cultural, de Esporte e Lazer dos Servidores e Familiares da Universidade Federal de Alfenas, e da Facepe – Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas.
“É muito importante realizar um evento comemorativo para marcar o Dia do Servidor Público. Nossa atuação deveria ser inquestionável por trazer mais justiça, inclusão e eficiência nos serviços públicos prestados”, ressaltou o professor Alessandro Antônio Costa Pereira, vice-reitor da UNIFAL-MG.
Na solenidade de abertura, o vice-reitor falou da importância da atuação dos servidores públicos na garantia dos direitos fundamentais aos cidadãos. “Só é possível com essa nossa missão de servir e transformar a vida de milhões de pessoas. Nós fazemos e implementamos as políticas públicas em todos os setores da sociedade”, destacou.
O Prof. Alessandro também enfatizou a necessidade de maior valorização da carreira profissional para atender às necessidades da população.
“Somente com uma carreira pública valorizada, incluindo a valorização salarial sem tantas distorções descabidas entre as categorias e com as capacitações necessárias, nós podemos nos envolver ainda mais no cumprimento da nossa missão. Muito por desconhecimento ou má-fé, somos muitas vezes alvo de diversas acusações em uma forma rasa de generalização”, completou.
Também participaram da mesa de abertura das comemorações do Dia do Servidor Público a professora Juliana Guedes, pró-reitora de Gestão de Pessoas; o psicólogo Diego Azevedo Leite, presidente da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho; a professora Juliana Bassalobre Carvalho Borges, coordenadora do Programa Qualidade de Vida no Trabalho; e a cirurgiã-dentista Daniela Aparecida Tavares Aguiar, do Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho e integrante da equipe organizadora.