UNIFAL-MG comemora 45 anos da Farmácia Universitária; solenidade de comemoração reúne membros da comunidade acadêmica e externa

No dia 22 de maio, a Farmácia Universitária da UNIFAL-MG (FarUni) completou 45 anos. Para celebrar a data, foi realizada uma cerimônia comemorativa no Auditório João Leão de Faria, neste mesmo dia, na Sede da Instituição. Organizada pela coordenadora da FarUni, Profa. Luciene Alves Moreira Marques, a cerimônia contou com a participação de representantes da Reitoria e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade.

Além da coordenadora da FarUni, compuseram a mesa solene, vice-reitor da Universidade, representando o reitor, prof. Alessandro Antônio Costa Pereira; a diretora da FCF, profa. Maria Rita Rodrigues; coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Angélica Rosa Faria; e a conselheira do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRFMG), Stael Maria Costa.

Na oportunidade, foram homenageados os docentes Ricardo Radighieri Rascado, Tiago Marques dos Reis, Liliana Batista Vieira, Antônio Luengo Garcia, Rafaela Figueiredo Rodrigues, Sônia Aparecida Figueiredo, e Flávia Chiva Carvalho; os farmacêuticos Milena Carla Espósito, Danielle Aparecida Ferreira de Oliveira Marrafon, e Patrick Ricardo da Silva; e o técnico-administrativo em Educação, Gustavo Ferreira de Oliveira.

Também, na ocasião, a professora Luciene Marques homenageou pessoas que contribuíram FarUni e que ainda fazem parte da história da Farmácia. Foram eles: Mateus Freire Leite, Juliana Carvalho Ribeiro, Valéria Naves, Valéria Heyden, Lívia Thomaz, Ricardo Radighieri Rascado, Tiago Marques dos Reis, Liliana Batista Vieira, Rafaela Figueiredo Rodrigues, Sônia Aparecida Figueiredo, Flávia Chiva Carvalho, Luciene Marques, Rosangela de Fátima Prudêncio, Rosana Sousa Gonçalves Portela, Cíntia Aparecida Alves, Luciana Dias Rocha, Alessandro José da Silva, e Jônatas Macena Cardoso.

Professora Luciene Alves Moreira Marques, chefe e Responsável Técnica pela Farmácia Universitária. (Foto: arquivo/Dicom)

Para a coordenadora da FarUni, profa. Luciene Marques, a Farmácia Universitária é um orgulho permanente das pessoas que ajudaram a construir o espaço provedor de ensino, pesquisa e extensão universitária. “Nós que ajudamos na construção da FarUni iremos passar, mas a FarUni irá continuar. Eu desejo, do fundo do meu coração, que ela perpetue por muitos outros mais 45 anos e que ela continue contribuindo não só para a formação acadêmica dos nossos estudantes, mas também para a população de Alfenas”, afirmou.

“A FarUni, hoje, se destaca pelo cuidado farmacêutico oferecido na cidade de Alfenas e na região. Nós temos um consultório farmacêutico com atendimento de mais de 800 consultas por ano. Nós temos a parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas que, sem ela, nada seria possível também. Essa parceria, tanto no componente básico do fornecimento de medicamentos básicos, mas também em relação à manipulação de medicamentos. Tudo isso tem propiciado para que a FarUni cresça”, completou a docente.

Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, vice-reitor da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo/Dicom)

Na ocasião, o vice-reitor da Universidade, Prof. Alessandro Pereira, agradeceu a todas as gestões anteriores por terem mantido a FarUni em funcionamento e destacou a importância da ação de extensão para a Universidade: “a FarUni enfrentou dificuldades, no orçamento, no pessoal, na legislação, entre outras instâncias, para se manter ‘de pé’. Essas dificuldades foram vencidas, certamente, porque muita gente se dedicou. A FarUni se mantém de portas abertas para o campo de estágio para os discentes, assim como para a prestação de serviços para a comunidade externa e interna à Universidade, que usa bastante a farmácia e tem muita confiança nos prescritores. O paciente vem para a FarUni porque confia nos profissionais que indicam e esses profissionais indicam porque sabem que têm segurança, seriedade, ética e profissionalismo.”

Além da coordenadora da FarUni e do vice-reitor, pronunciaram, também, no evento, a diretora da FCF, profa. Maria Rita Rodrigues; a coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Angélica Faria; e a conselheira do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRFMG), Stael Costa.

Após os pronunciamentos, os participantes da solenidade conferiram a palestra “Fragrâncias: fundamentos e criação”, ministrada professor Mateus Freire Leite e em seguida, a palestra “Consultório farmacêutico independente: do plano ao sucesso”, da representante do CRFMG, Danyela Domingues.

Farmácia Universitária da UNIFAL-MG: Educação, Pesquisa e Extensão em Saúde

A Farmácia Universitária (FarUni) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) é um espaço essencial para a prática de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Funcionando como um estabelecimento de saúde, a FarUni proporciona aos estudantes um ambiente prático para aplicar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, conforme estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso de Farmácia da UNIFAL-MG.

Na FarUni, são oferecidos diversos serviços, incluindo a manipulação e dispensação de medicamentos, rastreamento e educação em saúde, além do acompanhamento farmacoterapêutico. Um dos diferenciais do serviço é a coleta de produtos farmacêuticos vencidos ou não utilizados, garantindo seu descarte correto e seguro.

Todas as atividades realizadas na FarUni são guiadas pelos princípios da ética, qualidade e segurança, com o objetivo de formar farmacêuticos generalistas competentes. A prática é centrada no cuidado ao indivíduo, à família e à comunidade, preparando os futuros profissionais para atenderem de forma integral e humanizada às demandas de saúde da população.

[Foto destaque: participantes da solenidade comemorativa dos 45 anos da FarUni. (Foto: arquivo/Dicom)]

Confira, abaixo, as fotos do evento. (Foto: arquivo/Dicom)