A UNIFAL-MG firmou, em 8 de agosto, um convênio de cooperação com a Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM) que visa promover o intercâmbio técnico-científico e cultural entre as duas instituições, foi celebrado como parte das ações de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UNIFAL-MG. O convênio foi assinado pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira e pelo reitor da UMUM, Prof. Sosdito Estevão Mananze.
Na ocasião, o reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, celebrou a assinatura do convênio, enfatizando a importância da internacionalização com foco na relação Sul-Sul. Ele mencionou a conexão histórica entre Brasil e África e como essa colaboração fortalece a formação dos estudantes da UNIFAL-MG ao proporcionar oportunidades de intercâmbio e aprendizado com a realidade moçambicana. “Essa internacionalização fortalece nossa Instituição e a formação dos nossos estudantes, que terão o encontro concreto com estudantes e pesquisadores de Moçambique”, frisou o Prof. Sandro Cerveira.
O reitor da UMUM, Prof. Sosdito Mananze, destacou a relevância da parceria para a universidade moçambicana. “A Universidade Metodista é muito jovem, tem muito a aprender e nada melhor do que aprender com uma universidade como a UNIFAL-MG, que é uma Universidade experiente. É o início de um relacionamento muito enriquecedor para a nossa universidade, tanto para os estudantes como também para o nosso corpo docente”, afirmou.
A cerimônia de assinatura contou ainda com a participação do então diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIFAL-MG, professor Cláudio Umpierre Carlan, e dos docentes Clibson Alves dos Santos, Felipe Gomes Rubira e Rodrigo José Pisani, todos do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) da UNIFAL-MG.
Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM)
A Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM) é uma instituição de ensino superior da classe A, de natureza privada, situada em Cambine, distrito de Morrumbene, situado na parte central da província de Inhambane, em Moçambique.
A instituição possui 10 cursos, incluindo graduação, pós-graduação e ensino à distância, nas áreas de Educação; Humanidade e Ciências Sociais; Engenharia e Tecnologia; Administração, Gestão e Contabilidade. Atualmente, o professor Sosdito Estevão Mananze está como reitor da UMUM.
Segundo o reitor da UMUM, Prof. Sosdito Mananze, as possibilidades de cooperação incluem intercâmbio de discentes, principalmente, com o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que prevê bolsas para discentes de instituições que firmaram convênios, como é o caso da UNIFAL-MG e a UMUM.
Outra possibilidade de cooperação é a de intercâmbio de docentes, na condição de pesquisadores visitantes, que podem orientar discentes da universidade de destino, ministrar disciplinas, participar de bancas, realizar eventos em conjunto, bem como redes de pesquisa com os respectivos parceiros dos países visitantes.
Além da UMUM, o PPGEO está buscando ampliar a cooperação com o país por meio da parceria com a Universidade Eduardo Mondlane.
Conhecendo a UNIFAL-MG
Entre os dias 29 de julho e 9 de agosto, o reitor da UMUM, professor Sosdito Estevão Mananze, esteve em Alfenas para oficializar o convênio. A assinatura do Protocolo de Intenções entre a UNIFAL-MG e a UMUM foi acompanhada de uma série de atividades que reforçaram a cooperação acadêmica entre as duas instituições.
No dia 29 de julho, o reitor da UMUM, Prof. Sosdito Mananze, foi recebido pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Cerveira. No dia 1 de agosto, o reitor da universidade moçambicana visitou as instalações da Café Ipanema, uma das parceiras da UNIFAL-MG, e participou de uma reunião para discutir o Protocolo de Intenções com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Na ocasião, estavam presentes o professor Claudio Umpierre Carlan, então diretor de Relações Internacionais, Prof. Rodrigo José Pisani do ICN, a coordenadora do PPGEO, Profa. Sandra de Castro de Azevedo, entre outros representantes da Universidade.
No mesmo dia, foi realizada uma oficina de integração com o discente de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade, Eduardo Mondlane, e o discente de graduação em Geografia Bacharelado, Gabriel Gouvea da Silva, abordando o tema “Classificação de imagens em sensoriamento remoto utilizando a ferramenta Google Earth Engine”.
Em 2 de agosto, houve uma reunião com os docentes do curso de Geografia da UNIFAL-MG, na qual foram discutidas as dinâmicas dos cursos de Geografia Bacharelado e Licenciatura, além das temáticas dos grupos de pesquisa. No dia 5 de agosto, o professor Sosdito Mananze ministrou a palestra “Sensoriamento Remoto: uma fonte confiável de dados para o monitoramento da agricultura e recursos naturais em Moçambique” durante o I Seminário sobre as Ações de Internacionalização do PPGEO/UNIFAL-MG.
As atividades continuaram ao longo da semana, incluindo visitas aos laboratórios de Geociências da Unidade Educacional Santa Clara, uma oficina de sobrevoo de drone, encontros com estudantes da disciplina “Introdução ao Geoprocessamento” e acompanhamento das rotinas da disciplina de Seminários do PPGEO. A visita do reitor teve o encerramento no dia 9 de agosto, com a apresentação dos projetos da Geoativa Júnior, empresa júnior do curso de Geografia da UNIFAL-MG, que incluiu a participação virtual de professores da UMUM e o egresso Guilherme Silva, sócio fundador da Geoativa Júnior.
Para conhecer a Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM), acesse o site da instituição neste link.
Confira, abaixo, os registros das atividades. (Foto: arquivo/Prof. Cláudio Carlan)