UNIFAL-MG é classificada entre as melhores universidades da América Latina em ranking internacional

Resultado da QS World University Rankings da América Latina e Caribe reforça a excelência da Instituição
A imagem é um banner vibrante com fundo amarelo e laranja, anunciando o resultado da UNIFAL-MG no ranking QS World University Rankings da América Latina e do Caribe 2025.

A UNIFAL-MG está na classificação das melhores instituições de ensino superior no ranking de universidades divulgado pela QS World University Rankings da América Latina e Caribe, já como referência ao ano de 2025. No ranking geral das universidades da América Latina, a Instituição ocupa a 161ª posição. Entre as universidades da América do Sul, a UNIFAL-MG está no 130º lugar e na 46ª posição entre as universidades brasileiras.

No quesito produtividade de pesquisa, a classificação da UNIFAL-MG foi considerada “muito alta” no ranking, com destaque para a pontuação de 97,4 no indicador “professores com doutorado” e de 72,2 no indicador “publicação/artigos por docente”.

Feito pela Quacquarelli Symonds (QS), analista global de Ensino Superior, o levantamento é considerado uma das principais referências para avaliação de universidades. A edição de 2025 – a 14ª do ranking – avaliou 437 universidades da América Latina em 23 países. O Brasil continua a afirmar seu domínio na região com 96 universidades classificadas, o maior número da América Latina, das quais, 48 universidades são federais.

A análise é feita de acordo com oito indicadores: reputação acadêmica, reputação do mercado de trabalho; relação/proporção aluno-professor; professores com doutorado; rede internacional de pesquisa; citações por artigos; publicação/artigos por docente e impacto na web. Todos os indicadores são coletados diretamente pela Quacquarelli Symonds (QS), sem interferência das instituições de ensino superior participantes.

“Esse reconhecimento merece ser celebrado porque certifica que todo o esforço de professores, coordenadores de curso, diretorias e pró-reitorias tem sido devidamente reconhecido pelas entidades responsáveis por avaliar as universidades ao redor do mundo”, afirmou o professor Sandro Cerveira, reitor da Universidade. (Foto: Arquivo/Dicom)

Ao comentar o desempenho da UNIFAL-MG no ranking, o professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor, falou que mesmo a Universidade não tendo como foco principal figurar em rankings, esse tipo de reconhecimento é sempre motivo de satisfação. “Nossa prioridade é garantir a qualidade em todas as nossas áreas, como o ensino de graduação e pós-graduação, a pesquisa e as atividades de extensão. Ainda assim, esse reconhecimento merece ser celebrado porque certifica que todo o esforço de professores, coordenadores de curso, diretorias e pró-reitorias tem sido devidamente reconhecido pelas entidades responsáveis por avaliar as universidades ao redor do mundo”, afirmou.

Segundo o reitor, o resultado do ranking reforça a excelência da Universidade e aumenta seu compromisso com a comunidade acadêmica e a sociedade. “O desempenho da UNIFAL-MG nessas avaliações comprova a qualidade do ensino superior que oferecemos e nos motiva a continuar avançando e contribuindo com a sociedade”, frisou.

Leia também: Ranking internacional elenca pesquisadores da UNIFAL-MG entre os cientistas mais influentes do mundo

Acesse mais informações sobre o QS World University Rankings 2025 no site oficial da QS.