“O MEC chamou e nós viemos!”, destaca o jornalista e produtor cultural Ivanei Salgado, diretor de Comunicação Social da UNIFAL-MG. O servidor, juntamente com gestores de comunicação das Universidades Federais e dos Institutos Federais, atendeu o convite do Ministério da Educação para participar de capacitação e debates sobre comunicação institucional. O evento, realizado de 3 a 5 de dezembro, na sede do MEC, reuniu profissionais de todas as regiões do país.
O Encontro Nacional de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino é a primeira iniciativa do MEC em reunir em um mesmo espaço de debate, comunicadores das Universidades e dos Institutos Federais. “É uma oportunidade de compartilhamento de ideias e iniciativas, além de apresentar demandas e desafios enfrentados pelas instituições que, apesar das particularidades, sofrem dos mesmos problemas em relação às suas estruturas de comunicação”, relata Ivanei Salgado.
A programação do encontro destacou duas referências na comunicação públicas e institucional do país: João José Forni, do site Site Comunicação & Crise e ABC Pública, que abordou a gestão da comunicação em situações de crise e reputação institucional, e Jorge Duarte, da Associação Brasileira de Comunicação Pública e da Embrapa, palestrou sobre a comunicação pública como pilar estratégico das instituições em tempos de desinformação.
Segundo o diretor de comunicação da UNIFAL-MG, ambos os temas são de grande relevância e estão diretamente ligados ao trabalho comunicacional das instituições. “Primeiro, é que nós, Universidade, fazemos comunicação pública, isto é, o foco das ações de comunicação é o cidadão. E, segundo, todas as instituições, seja pública ou privada, podem vivenciar situações de crise de imagem e de reputação”, destaca.
“Não podemos considerar que os ataques frequentes sofridos pelas Universidades Federais seja uma crise, porém, é um problema que continuamos enfrentando. A desinformação promovida por alguns setores conservadores ou de extrema direita busca descredibilizar e manchar a reputação das Universidades como instituições de ensino, de pesquisa e de extensão que trabalham pelo interesse público”, enfatiza Ivanei Salgado.
Além das duas referências em comunicação, a programação do encontro ofereceu treinamento sobre criação de conteúdo e boas práticas no TikTok, ministrado por representantes da plataforma no Brasil; uma mesa sobre pautas na educação com as jornalistas Marta Avancini, da ONG Jeduca, e Paula Ferreira. setorista de educação do Estadão; profissionais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República Laércio Portela e João Brant , abordaram ações do governo federal e orientações no combate às fake news e educação midiática e a comunicação pública como pilar estratégico das instituições em tempos de desinformação.
No evento, a equipe da Assessoria de Comunicação Social do MEC apresentou a estrutura do órgão e a gestão 2025 do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Cogecom/Andifes) apresentou as potencialidades de atuação em rede e de iniciativas desenvolvidas, como a Agência de Notícias e pesquisas da área de comunicação desenvolvidas no âmbito do Colégio. Ainda durante o encontro, o servidor da UNIFAL-MG, em conjunto com a professora Fábia Lima, diretora de comunicação da UFMG, apresentou o livro “Comunicação Pública nas Instituições Federais de Ensino Superior”, organizado pela Gestão 2023, do Cogecom, e lançado pelo selo Incipt-UFMG, com mediação do jornalista Victor França, do MEC.