“Formamos uma verdadeira família que tornou essa caminhada mais leve e marcante”, compartilha Angélica Santos, egressa do curso de Engenharia Química, sobre os vínculos afetivos no ambiente universitário

A engenheira química é também mestra em Engenharia Ambiental pela UNIFAL-MG e hoje atua como especialista em projetos de capital na multinacional Alvarez & Marsal
Angélica Santos - engenheira química e mestra em Engenharia Ambiental pela UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

Disciplina, esforço e resiliência são palavras que marcam a trajetória de Angélica Santos, engenheira química formada pela UNIFAL-MG, que hoje atua na Alvarez & Marsal, uma multinacional de consultoria em que trabalha há quatro anos. Nascida em São José da Barra, no interior de Minas Gerais, Angélica formou-se em 2015 e, no mesmo ano, ingressou no mestrado em Engenharia Ambiental pela UNIFAL-MG, no campus Poços de Caldas.

Angélica foi da primeira turma do campus Poços de Caldas e a foto mostra o registro da acadêmica plantando uma árvore para simbolizar o início de ciclo. (Foto: Arquivo/Angélica Santos)

“Escolhi a UNIFAL-MG pela oportunidade de cursar duas graduações: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Engenharia Química, área pela qual já tinha afinidade por ser técnica em química. Além disso, Poços de Caldas, uma cidade linda pela qual tenho um carinho especial, também foi determinante nessa escolha”, conta a egressa, que foi da primeira turma do campus de Poços de Caldas.

Entre as muitas atividades desenvolvidas durante a graduação, ela destaca a iniciação científica voltada para pesquisa com reatores anaeróbios, período que relembra ter sido desafiador por exigir uma rotina intensa de estudos. “Eram microrganismos que precisavam ser alimentados, reatores que tinham que ser operados e, ao mesmo tempo, matérias que exigiam bastante dedicação”, recorda.

Os desafios da vida acadêmica somaram aprendizados acadêmicos e pessoais nos anos vividos na UNIFAL-MG. “Não foi fácil, mas aprendi que esforço e disciplina sempre trazem resultados: você colhe o que planta. Estar longe da família e enfrentar a rotina intensa da Universidade me tornou mais forte e resiliente”, diz.

Acompanha pela professora Renata Piacentini Rodriguez durante uma visita técnica. (Foto: Arquivo/Angélica Santos)

Para Angélica, foi fundamental encontrar vínculos afetivos profundos no ambiente universitário, uma vez que com os colegas de laboratório foram formados laços para além da pesquisa. “Os amigos de laboratório fizeram toda a diferença – no Biotech [Laboratório de Biotecnologia Anaeróbia] formamos uma verdadeira família, que tornou essa caminhada mais leve e marcante”, revela.

A formação sólida na universidade pública serviu de alicerce para alcançar novas oportunidades. Com a experiência acumulada na graduação e no mestrado na UNIFAL-MG, Angélica construiu uma carreira que alia conhecimento técnico e visão estratégica, que hoje é aplicada em projetos de grande porte no cenário nacional e internacional.

“Hoje sou manager specialist e trabalho na avaliação de projetos de capital, com experiência tanto na indústria de transformação quanto no setor de saneamento. Minha atuação envolve análises técnicas, de mercado e regulatórias, que sustentam estudos de viabilidade técnico-econômica, apoiando a tomada de decisão de investidores”, compartilha.

Com o marido Gilberto e o pequeno Bento. “Eles são minha base e minha maior inspiração”, diz Angélica. (Foto: Arquivo/Angélica Santos)

Fora dos laboratórios e salas de reunião, a engenheira química vive também sua maior realização pessoal: a maternidade. Casada com Gilberto e mãe do pequeno Bento, de um ano e meio, ela reconhece na família sua principal fonte de motivação. “Ser mãe foi uma bênção na minha vida, pois me permitiu sentir o melhor amor do mundo. Eles são minha base e minha maior inspiração para seguir crescendo pessoal e profissionalmente.”

Com uma trajetória que equilibra rigor técnico, sensibilidade e propósito, Angélica é mais um exemplo de como a UNIFAL-MG forma profissionais capazes de atuar com excelência e humanidade em diferentes partes do mundo.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM