UNIFAL-MG promove o 10º Simpósio Integrado de 21 a 25 de outubro

Evento acontece em outubro e reúne comunidade acadêmica e externa para debates sobre diversidade, saberes e tecnologias sociais, com inscrições abertas até 18 de agosto para submissões de trabalho
Na imagem, estão duas mulheres. À esquerda, está uma mulher ouvindo a apresentação de uma estudante, que está à direita, apontando para o banner. A espectadora está com os braços cruzados para trás e veste um conjunto de blusa e calça azuis. A estudante, localizada à direita da imagem, tem cabelos azuis e veste uma blusa preta e calça marrom. Fim da descrição.
Apresentação de trabalhos ocorrida na 9ª edição do Simpósio Integrado realizada em 2023. (Foto: arquivo/Dicom)

A 10ª edição do Simpósio Integrado da UNIFAL-MG ocorrerá de 21 a 25 de outubro na Universidade. A programação completa do evento e o cronograma das apresentações de trabalhos, nas modalidades de painel e sessões temáticas, já estão disponíveis no portal oficial do evento. As inscrições podem ser realizadas até 18 de agosto para submissão de trabalhos e até 11 de outubro para ouvintes, por meio do CAEX.

Neste ano, as discussões terão como foco o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais“. A edição pretende apresentar a produção acadêmica realizada por discentes, servidores e colaboradores da Instituição, abrangendo os Programas de Iniciação Científica, Pós-Graduação, Projetos de Extensão e Programas de Educação Tutorial (PET). Com a realização de apresentações virtuais de trabalhos, o Simpósio busca facilitar o acesso e a participação de todos os interessados.

Registro de acadêmicos durante a apresentação de trabalhos na edição do evento de 2023. (Foto: Arquivo/Dicom)

Com o intuito de gerar parcerias e ações dentro e fora da Universidade, o evento pretende promover um intercâmbio de conhecimento entre os participantes, incentivando o diálogo e a troca de experiências. O Simpósio busca integrar as apresentações de trabalhos realizados em diferentes fases da formação dos discentes, como forma de unir ensino, pesquisa e extensão em um único evento, além de viabilizar o crescimento acadêmico, profissional e social para os universitários.

A apresentação de trabalhos é restrita a projetos e programas desenvolvidos na UNIFAL-MG e devidamente registrados nas Pró-Reitorias de Graduação, Extensão ou Pesquisa e Pós-Graduação, independentemente de terem sido ou não contemplados com bolsa ou financiamento. Por meio da inscrição como ouvinte, o evento visa integrar as comunidades interna e externa, permitindo que a troca de informações sobre as produções acadêmicas, bem como a elaboração de novas demandas e sugestões à Universidade.

Palestras, painéis, mesas-redondas fazem parte da programação. A abertura do evento contará com a palestra “MapBiomas: Oportunidades e Desafios para o Monitoramento dos Biomas” que será apresentada pela professora Vera Laísa da Silva Arruda, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e coordenadora do projeto MapBiomas Fogo.

“Estamos replicando muitas ações de sucesso que foram importantes para a realização do IX Simpósio”, relata o professor Luiz Felipe Leomil Coelho, presidente da Comissão Organizadora do evento. Segundo ele, nesta 10ª edição, a novidade será a realização de minicursos em diversas áreas do conhecimento. “Esses minicursos serão divulgados ainda essa semana e estarão disponíveis para inscrição no CAEX”, afirma.

Conforme o professor Luiz Felipe Coelho, serão premiados os melhores trabalhos inscritos nas diferentes categorias (Iniciação Científica e Tecnológica, Pós-Graduação, Extensão). “Ainda estamos esperando finalizar as submissões e pretendemos fazer um reconhecimento dos melhores trabalhos por área de conhecimento”, informa.

O Simpósio recebeu, até o momento, 133 submissões de trabalhos que serão apresentados nas modalidades resumo, banner e apresentação oral. “Esperamos até o fim da semana, com o esgotamento do prazo, chegarmos a no mínimo 300 trabalhos enviados”, conta o coordenador do evento, acrescentando que a expectativa é que 500 participantes participem das diferentes atividades durante a semana. Neste ano, o evento também recebe submissões artísticas para o projeto de extensão UMA MOSTRA – galeria virtual.

A organização intensifica o convite para que todos participem das apresentações e demais atividades, com o objetivo de fortalecer a Universidade e contribuir para o desenvolvimento da sociedade por meio das discussões promovidas no evento. Para mais informações sobre a 10ª edição do Simpósio Integrado da UNIFAL-MG, acesse a página oficial do evento ou envie um e-mail para: simposiointegrado@unifal-mg.edu.br.

Para saber como submeter o resumo para o Simpósio Integrado, a comissão organizadora do evento disponibilizou um tutorial com todos os passos de submissão, acesse.