UNIFAL-MG realiza 1ª InovaWeek com integração entre campi, parcerias regionais e protagonismo estudantil

Cerimônia de abertura marca integração na primeira InovaWeek (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A InovaWeek – 1ª Semana de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL‑MG ocorreu entre 24 e 28 de novembro de 2025, com atividades gratuitas e formatos presenciais e on‑line distribuídos pelos campi Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. A iniciativa, organizada pela Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9) em colaboração com a Pró‑Reitoria de Pesquisa e Pós‑Graduação, teve por objetivo divulgar as ações de ensino, pesquisa, extensão e empreendedorismo da universidade e aproximar a comunidade acadêmica do ecossistema regional de inovação

O evento teve início na manhã de 24/11, no Auditório Laudelina de Campos Melo, no campus Poços de Caldas, reunindo representantes da gestão universitária, da prefeitura, da Agência de Inovação e de diferentes setores parceiros. A mesa de abertura contou com a presença da diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9), professora Daniela Gomes Horta, do diretor do campus Poços de Caldas, professor Leonardo Damasceno, da diretora de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Stefanie Silva, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Vanessa Bergamin, do vice-reitor, professor Alessandro Antônio Costa Pereira, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Franco Martins, representando o poder público local.

Daniela Gomes Horta é diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Em sua fala, a professora Daniela Horta destacou que a InovaWeek surge como uma iniciativa para aproximar a universidade de seus diferentes públicos. “Queríamos que a universidade entendesse um pouco sobre tudo isso que está acontecendo”, afirmou, explicando que a Agência tem atuado para construir pontes entre pesquisa, ensino, extensão e os ecossistemas de inovação das cidades onde a UNIFAL-MG está presente. “É a primeira edição, um protótipo, que vamos aprimorar ao longo do tempo”, completou.

A diretora também destacou parcerias em andamento, como a formalização da presença da Universidade no Parque Tecnológico da Cidade da Inovação e o acordo com o hub Ruas, em Poços de Caldas.

A professora Vanessa Bergamin, ressaltou que a inovação é hoje elemento central para obtenção de fomento e sustentabilidade das pesquisas. “A música que toca agora é a da inovação”, disse. “As pessoas precisam entender que aquilo que produzem na pós-graduação também é inovação.”

Vanessa Bergamin é a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNIFAL-MG (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A diretora de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Stefanie Silva, destacou a diversidade de saberes presentes na programação: “A inovação é um mosaico de saberes. É quando chamamos a sociedade para cocriar soluções que realmente cumprimos nossa missão como instituição pública”, afirmou.

O vice-reitor, professor Alessandro Antônio, reforçou a relevância de iniciativas que aproximem a universidade do setor produtivo e da sociedade: “É fundamental fortalecer a interlocução entre os campi e consolidar a presença da UNIFAL-MG nos ecossistemas regionais.”

O diretor do campus Poços de Caldas, professor Leonardo Damasceno, também manifestou apoio às ações da Agência: “A direção está à disposição da Agência. Aproximar inovação das áreas de ciência, tecnologia e engenharia é fundamental para a universidade.”

Representando o município, o secretário Franco Martins destacou o desafio da articulação regional: “Unir empresários, academia, poder público e sociedade é fundamental. Quando algo sai da linha, todo o sistema precisa se mobilizar para realinhar.”

Um dos destaques da cerimônia foi a apresentação do Ideathon Social, maratona de inovação que se tornaria o eixo prático da semana. Para explicá-lo, a professora Teresa Cristina, vice-diretora da Agência, chamou ao palco os representantes da Cooperativa Ação Reciclar, seu Luiz (presidente) e Luane de Oliveira (especialista em gestão de resíduos). Ambos foram essenciais para contextualizar o desafio lançado aos estudantes — um problema real enfrentado pela cooperativa no cotidiano do manejo dos resíduos urbanos.

Teresa enfatizou o caráter social e comunitário da atividade: “É uma oportunidade de nossos alunos terem contato direto com o poder local e com desafios reais, conectando a hélice social à universidade.”

A professora Teresa Cristina e os representantes da Cooperativa Ação Reciclar (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Em seguida, seu Luiz explicou o funcionamento da cooperativa e a dimensão social do trabalho realizado: “Somos uma cooperativa de catadores. Triamos, prensamos e vendemos o material, e tudo é dividido igualmente entre os cooperados”, contou. Ele ressaltou a importância econômica da reciclagem na vida das famílias: “Quando aumenta a renda do catador, melhora a vida de todos e melhora a cidade inteira.”

Luane completou explicando o desafio proposto no Ideathon e o potencial de inovação no setor de reciclagem: “Precisamos de processos mais elaborados e próximos da base, da realidade dos catadores”, afirmou. Ela destacou uma ação da empresa Veja, que utiliza PET pós-consumo fornecido pela rede da qual a cooperativa faz parte, e reforçou a necessidade de soluções criativas e tecnológicas:“Criar mecanismos que reduzam a contaminação e aumentem o valor dos materiais é essencial. Temos muitos caminhos ainda para desenvolver.”

Atividades nos campi

Após a abertura, o campus Poços de Caldas recebeu um painel da Quádrupla Hélice, reunindo representantes de empresas, poder público, instituições de ensino e sociedade civil organizada. O debate trouxe reflexões sobre inovação sustentável, oportunidades de desenvolvimento regional e a importância de parcerias para fortalecimento do ecossistema.

(Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

No dia 25/11, a sede em Alfenas recebeu um painel sobre inovação social, empreendedorismo e spin-offs acadêmicas, com representantes da Prefeitura, Associação Mulheres Bárbaras, Farmalfenas, docentes e empreendedores ligados à universidade. O diálogo evidenciou experiências práticas de inovação desenvolvidas em cursos da área da saúde, gestão e ciências aplicadas.

A programação no campus Varginha, em 26/11, reuniu comunidade acadêmica, gestores de inovação e representantes do setor produtivo no auditório do prédio D.
A professora Daniela Horta apresentou a incubadora da universidade, seus laboratórios, serviços de apoio e conexões regionais, demonstrando como a UNIFAL-MG está se consolidando na quádrupla hélice.

A diretora do campus, professora Gislene Pereira, reforçou a importância do evento para a comunidade local: “Essa iniciativa é extremamente relevante, e esperamos envolver ainda mais pessoas nas próximas edições.”

(Foto: Ana Clara Oliveira/UNIFAL-MG)

O gestor do Hub de Inovação Moinho, Arthur Avelar, ministrou a palestra “A prática na gestão de hubs de inovação”, destacando que hubs são formados por relações de confiança e colaboração. “Quanto melhor é o hub, mais ele contribui para o desenvolvimento do ecossistema”, afirmou.

O painel “Parcerias para a inovação regional” reuniu representantes da universidade, do setor produtivo e do poder público, entre eles Arthur Avelar, Gustavo Franco (Três Corações), Stanley Drago (Porto Inovação) e o professor Cláudio Lima. Os participantes discutiram caminhos para fortalecer redes colaborativas e impulsionar o desenvolvimento regional.

Ideathon Social

Paralelamente às palestras e painéis, a InovaWeek realizou o Ideathon Social, uma maratona de inovação voltada a estudantes da UNIFAL‑MG. A proposta era que equipes desenvolvessem soluções para um desafio da Cooperativa Ação Reciclar, de Poços de Caldas. Como destacou a vice‑diretora da Agência de Inovação, profª Teresa Cristina Martins, o Ideathon ofereceu aos participantes uma imersão em empreendedorismo de impacto, com 30 horas de atividades de formação, mentoria e a possibilidade de bolsa para curso de pré‑incubação. O desafio reuniu 13 equipes de cursos como Ciência da Computação, Engenharias, Gestão Ambiental, Ciências Sociais e Biotecnologia, que trabalharam ao longo da semana para criar propostas que agregassem valor a materiais recicláveis e ampliassem a renda de catadores.

A cerimônia de apresentações e premiação ocorreu na tarde de 28/11. A banca avaliadora formada por representantes do Sebrae, Instituto Alcoa, UNIFAL‑MG e da cooperativa considerou critérios de originalidade, viabilidade, impacto socioambiental e sustentabilidade. O Time Girassol, formado por Carla Cristina Maurício Alves de Oliveira, Claudia Maria Lemes Marcelino (Gestão Ambiental) e Elaine Cristina Cardozo (mestrado em Ciências Biológicas), conquistou o primeiro lugar ao propor a produção de tijolos ecológicos a partir de vidro triturado. O Time Recicla Tudo ficou em segundo lugar com a ideia de fabricar filamentos para impressoras 3D a partir de plásticos coloridos, enquanto o Time Bem‑te‑vi alcançou o terceiro lugar ao apresentar proposta de otimização das rotas de coleta, em parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas.

A InovaWeek encerrou sua primeira edição “com balanço positivo, consolidando‑se como espaço de integração entre os três campi da UNIFAL‑MG e de fortalecimento do ecossistema regional de inovação”. A diretora da agência, Daniela Horta, ressaltou que os diálogos e parcerias firmadas durante a semana devem resultar em novos projetos e que uma versão ampliada do Ideathon Social está prevista para 2026.

Fotos: equipe Dicom/UNIFAL-MG e Ana Clara Oliveira do campus Varginha

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM