Universitários do campus Varginha da UNIFAL-MG concluem graduação; solenidade reúne professores, familiares e amigos dos novos profissionais

Profissionais aguardando pela entrega do diploma. (Foto: arquivo/Dicom)
Formando em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Pedro Otávio Rodrigues Bastos,  durante o juramento solene. (Foto: arquivo/Dicom)

Formandos dos cursos de Administração Pública Bacharelado, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Ciências Atuariais Bacharelado, Ciências Contábeis Bacharelado e Ciências Econômicas Bacharelado, do Campus de Varginha da UNIFAL-MG, se graduaram na última quarta-feira, 21/08. A cerimônia foi realizada no Theatro Capitólio de Varginha. Ao todo, foram 33 profissionais formados pela Instituição.

A cerimônia foi precedida pelo vice-reitor da Instituição, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, e contou com a participação de representantes docentes e das coordenações dos cursos, assim como familiares e amigos dos formandos.

Luís Otávio Andrade Marques recebendo o capelo das mãos do vice-reitor. (Foto: arquivo/Dicom)

Na ocasião, o formando em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Pedro Otávio Rodrigues Bastos,  proferiu o juramento solene, acompanhado dos colegas, que confirmaram os votos baseados nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, conforme o artigo 3º da Constituição Federal.

Após fazerem o juramento, o bacharel em Ciência e Economia, Luís Otávio Andrade Marques, recebeu o capelo das mãos do vice-reitor, que conferiu os graus de bacharel e bacharelas aos estudantes presentes na solenidade, e os profissionais formados receberam seus diplomas pelas mãos dos coordenadores de cada curso e paraninfos.

Homenageados da noite. (Foto: arquivo/Dicom)

Em seguida, os profissionais Ana Beatriz Rodrigues dos Anjos, Mateus Martins Rodrigues e Mariana de Assis Martinelli homenagearam, respectivamente, os paraninfos Prof. Vinicius de Souza Moreira, Profa. Gislene Araújo Pereira, e o funcionário homenageado Marco Antônio Machado.

Bruna Ferreira Alves se graduou em Ciências Econômicas pela UNIFAL-MG e foi oradora das turmas graduadas. (Foto: arquivo/Dicom)

A oradora da turma foi a economista Bruna Ferreira Alves, que relembrou o caminho percorrido pelos profissionais, do início da graduação à formatura, agradecendo a UNIFAL-MG pela oportunidade de formação: “deixamos um pouco de nós aqui, mas levamos muito da Unifal em nossos corações, não apenas como um status ou diploma, mas como a essência de quem somos e de como iremos ocupar nossos espaços no mundo a partir de agora”.

O Prof. Vinícius Moreira, paraninfo do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, em seu pronunciamento. (Foto: arquivo/Dicom)

Para o professor Vinícius Moreira, paraninfo do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE), a graduação representa a realização de um sonho e, também, a possibilidade da mudança de vida. Na ocasião, o paraninfo desejou sucesso aos graduados. “Quando vocês concluem um curso de graduação, vocês escrevem uma história na nossa Instituição. Vocês ficaram conosco por muito tempo, aprenderam, desenvolveram técnicas, aprendizado, conhecimento, e hoje vocês irão levar tudo isso para o futuro. Espero que, na escolha que vocês fizerem para o futuro, que possam ter o êxito que tiveram conosco aos longo dos anos na UNIFAL-MG”, destacou.

Alessandro Antônio Costa Pereira é vice-reitor da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo/Dicom)

Além do paraninfo do BICE, a paraninfa dos cursos específicos, Profa. Gislene Pereira; o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Prof. Manoel Vitor de Souza Veloso; o diretor do Campus Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza; e o vice-reitor, Prof. Alessandro Pereira; deixaram suas mensagens aos graduados presentes na cerimônia.

O vice-reitor da Universidade, Prof. Alessandro Pereira, pontuou, em sua fala, os três pilares que balizam a atuação da Universidade; Ensino, Pesquisa e Extensão; destacando a relevância da indissociabilidade entre eles e da inclusão para que a Instituição continue funcionando. Ainda, o vice-reitor frisou a importância do respeito ao juramento feito pelos profissionais na erradicação das desigualdades sociais. “Tenham como objetivo máximo construir uma sociedade livre, justa e solidária. Sejam fiéis aos princípios da ética, da liberdade e da diversidade”, finalizou o vice-reitor, Prof. Alessandro Pereira.

Compuseram a mesa solene de colação de grau o vice-reitor; o Prof. Alessandro Pereira; o Prof. Paulo Roberto de Souza, diretor do Campus Varginha; o Prof. Manoel Veloso, diretor do ICSA; o Prof. João Marcos Caixeta Franco, coordenador do curso de BICE; o Prof. Everton Rodrigues da Silva, coordenador do curso de Administração Pública; a Profa. Patrícia de Siqueira Ramos, representante da coordenação do curso de Ciências Atuariais; o Prof. Cláudio Roberto Caríssimo, coordenador do curso de Ciências Contábeis; o Prof. Bruno Aidar Costa, coordenador do curso de Ciências Econômicas; os docentes e paraninfos, Prof. Vinicius Moreira e Profa. Gislene Pereira; bem como o servidor homenageado, Marco Antônio Machado.

Confira, abaixo, as fotos da solenidade. (Foto: arquivo/Dicom)