Em sua sexta edição, Workshop de Geografia Cultural resgatará sentidos e representações da arte e alimento nas atividades que ocorrerão nos dias 26 e 27 de novembro

A imagem é uma foto que mostra uma bandeja de madeira com seis pães de queijo dourados, acompanhada por uma caneca bege com café preto e uma cafeteira de alumínio ao fundo.
Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução/Portal TudoGostoso)

Nos dias 26 e 27/11, acontece o 6º Workshop de Geografia Cultural da UNIFAL-MG, que nesta edição abordará o tema Sentidos e representações da arte e alimento: As geografias audiovisuais e dos sabores. A iniciativa é das turmas do curso de Geografia Bacharelado e Licenciatura e de acadêmicos vinculados ao Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais, o GERES, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Instituição.

“Os sentidos e a percepção humana revelam diferentes formas de ver, experenciar e interpretar o mundo, compondo diferentes significados e representações simbólicas. Nessa perspectiva, o evento abordará dois grandes eixos de representações: o Audiovisual e os Sabores”, explica o professor Flamarion Dutra Alves, coordenador do evento.

Segundo ele, as geografias audiovisuais têm seus diversos campos de estudos e interpretação da sociedade, seja através do cinema, televisão, rádio, streaming, artes, pinturas, música, literatura, imagens entre tantas outras possibilidades. “No que tange a geografia dos sabores, o alimento pode representar uma identidade de pessoas e lugares, os saberes e os modos de fazer que estão representados nas produções artesanais, os sentidos e os alimentos nas relações dos lugares e paisagens, entre outras perspectivas.”

O evento acontecerá em formato híbrido com atividades presenciais e outras transmitidas pelo YouTube do PPGeo. Na programação, estão previstas apresentações de trabalhos via Google Meet a partir das 13h30 no dia 26. A solenidade de abertura está agendada para acontecer também no dia 26 no auditório do prédio B, da Unidade Santa Clara, seguida da palestra “Geografia Audiovisuais: possibilidades na pesquisa geográfica”.

Atrações culturais e mesas-redondas com a presença de convidados externos também estão na agenda. Entre os convidados estão: Antônio Carlos Queiroz do Ó Filho (UFES); Juliana Cristina Franz (FURG); Bruno Picchi (USP); Felipe da Silva Vieira (UERJ); Jhonatan da Silva Corrêa (UFES); Rosana de Cássia Pereira (USP); Greiziene Araujo Queiroz (UFRB) e Virgínia de Lima Palhares (UFMG).

O workshop está aberto para participação de toda a comunidade. As inscrições podem ser feitas pelo CAEX.

Para mais informações, acesse o site do evento, neste link ou entre em contato pelo e-mail geoculturalunifal@gmail.com.

LEIA TAMBÉM