A UNIFAL-MG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), abriu inscrições para o curso de extensão “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”. O curso será gratuito e ofertado na modalidade a distância, com início previsto para março de 2025.
Sob coordenação geral da UFRRJ e coordenação local das professoras Débora Felício Faria e Carla Helena Fernandes, com a participação da TAE Edna de Oliveira, a iniciativa é uma parceria promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
“Com uma carga horária significativa de 120h para 1.250.000 professores, em termos nacionais, e 5.000, localmente, esta ação propicia o desenvolvimento social, ao oferecer educação de qualidade aos estudantes, assim como, ao compor o Programa de Afirmação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva atuará para o aprimoramento das políticas públicas brasileiras”, enfatiza Débora Faria.
O programa contempla educadores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) ou, no caso das escolas privadas, também aqueles que lecionam em salas de aula comuns. Estudantes a partir do quinto período de cursos de licenciatura também podem se inscrever.
A proposta do curso é promover o conhecimento sobre aspectos políticos e legais que fundamentam a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e o conhecimento sobre Educação Inclusiva, participação e direitos humanos considerando a acessibilidade, a intersetorialidade, a interculturalidade e a interseccionalidade.
Os participantes terão a possibilidade de unir teoria e prática do trabalho pedagógico no contexto da inclusão escolar, refletir as pluralidades e as singularidades de práticas pedagógicas no processo de ensino e de aprendizagem do público da Educação Especial na sala de aula comum considerando o coletivo de estudantes. Além disso, os participantes aprenderão elaborar práticas, recursos e materiais pedagógicos que colaborem para a construção de um projeto de escola inclusiva.
Cronograma
A formação será dividida em quatro módulos, totalizando 120h, conforme cronograma abaixo:
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) será a principal ferramenta utilizada no curso e os cursistas serão avaliados por meio de estudos de casos, elaboração de textos, recursos e projetos.
Inscrições
As inscrições estão abertas até 26 de fevereiro de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente online. Interessados precisam preencher um formulário eletrônico e anexar a documentação exigida no Edital.
O resultado parcial será divulgado em 03 de março de 2025, com período para recursos logo em seguida.
Para mais informações, acesse o Edital.