A UNIFAL-MG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), prorrogou as inscrições para o curso de extensão “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, até o dia 17 de março. O curso será gratuito e ofertado na modalidade a distância.
Além disso, o público-alvo foi ampliado, incluindo estudantes de cursos de licenciatura matriculados a partir do 5º período no primeiro semestre de 2025, docentes do magistério superior em efetivo exercício em instituições de ensino superior e, por fim, graduados em cursos de Pedagogia ou demais licenciaturas.
As vagas são, prioritariamente, destinadas a professores da Educação Básica em efetivo exercício com vínculo ativo na rede pública de ensino, atuantes nas salas de aula comuns. Caso haja disponibilidade de vagas, serão considerados os profissionais da Educação Básica com vínculo ativo na rede pública, que atuem no Atendimento Educacional Especializado ou em outras formas de apoio ao ensino; professores da Educação Básica em efetivo exercício com vínculo ativo na rede privada de ensino, atuantes nas salas de aula comuns; profissionais da Educação Básica com vínculo ativo na rede privada, que atuem no Atendimento Educacional Especializado ou em outras formas de apoio ao ensino; e os demais públicos-alvo incluídos.
Sob coordenação geral da UFRRJ e coordenação local das professoras Débora Felício Faria e Carla Helena Fernandes, com a participação da TAE Edna de Oliveira, a iniciativa é uma parceria promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
“Com uma carga horária significativa de 120h para 1.250.000 professores, em termos nacionais, e 5.000, localmente, esta ação propicia o desenvolvimento social, ao oferecer educação de qualidade aos estudantes, assim como, ao compor o Programa de Afirmação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva atuará para o aprimoramento das políticas públicas brasileiras”, enfatiza Débora Faria.
A proposta do curso é promover o conhecimento sobre aspectos políticos e legais que fundamentam a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e o conhecimento sobre Educação Inclusiva, participação e direitos humanos considerando a acessibilidade, a intersetorialidade, a interculturalidade e a interseccionalidade.
Os participantes terão a possibilidade de unir teoria e prática do trabalho pedagógico no contexto da inclusão escolar, refletir as pluralidades e as singularidades de práticas pedagógicas no processo de ensino e de aprendizagem do público da Educação Especial na sala de aula comum considerando o coletivo de estudantes. Além disso, os participantes aprenderão elaborar práticas, recursos e materiais pedagógicos que colaborem para a construção de um projeto de escola inclusiva.
Cronograma
A formação será dividida em quatro módulos, totalizando 120h, conforme cronograma abaixo:
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) será a principal ferramenta utilizada no curso e os cursistas serão avaliados por meio de estudos de casos, elaboração de textos, recursos e projetos.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente online por meio deste formulário eletrônico, além de anexar a documentação exigida no Edital.
O resultado parcial das últimas inscrições foram divulgados e podem ser consultados por meio deste link. Para as inscrições realizadas a partir de agora, os participantes poderão consultar o resultado no dia 31 de março. O período para interposição de recursos será entre os dias 01 e 03 de abril, com o resultado final divulgado no dia 4 de abril.
Para mais informações, acesse o Edital.