Projeto da UNIFAL-MG é selecionado em edital da Organização Internacional do Trabalho para investigar o uso de IA na Enfermagem

Proposta vai verificar os impactos da tecnologia na prática clínica de enfermeiros com base no sistema inteligente SisAPEC - um sistema inteligente desenvolvido na Instituição
Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução/Canva)

A UNIFAL-MG foi contemplada em um edital internacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para desenvolver um projeto voltado ao uso da Inteligência Artificial (IA) na área de Enfermagem. Proposta pela professora Isabelle Cristinne Pinto Costa, da Escola de Enfermagem, a iniciativa visa investigar os impactos da tecnologia na prática clínica de enfermeiros, com base no SisAPEC, um sistema inteligente desenvolvido na Instituição.

O projeto se destaca por seu caráter participativo e centrado no usuário, e recebe apoio contínuo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), responsáveis pelo financiamento do desenvolvimento e validação do SisAPEC, sistema inteligente que serve de base para a pesquisa. A partir de agora, a OIT se junta ao grupo de instituições financiadoras.

Segundo a professora Isabelle Costa, a proposta visa compreender como a IA pode contribuir para aliviar a carga de trabalho, melhorar a qualidade de vida dos profissionais e promover maior precisão na documentação de Enfermagem. “O projeto também busca promover a equidade no cuidado e garantir que os sistemas inteligentes respeitem os princípios éticos, evitando discriminações. O financiamento da OIT valida internacionalmente a relevância científica e social da iniciativa”, argumenta.

Isabelle Costa – professora da Escola de Enfermagem é a coordenadora do projeto contemplado. (Foto: Arquivo Pessoal)

As ações ocorrerão no município de Alfenas-MG, nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e serão conduzidas em três fases.

Na primeira etapa será feito um estudo quase-experimental, no qual serão avaliados os efeitos do uso do SisAPEC com IA na prática clínica de enfermeiros da APS. Na sequência, a equipe desenvolverá um estudo transversal com abordagem mista, a fim de investigar a usabilidade, a aceitação e os impactos no bem-estar profissional. Por último, será realizado um estudo de caso crítico, oportunidade em que serão analisados os possíveis vieses algorítmicos nos modelos de IA do sistema.

“O SisAPEC, sistema digital desenvolvido na UNIFAL-MG desde 2024, será a base da pesquisa. A plataforma será aprimorada com integração de modelos baseados em GPTs, como o ‘GPT-Clinical Nurse Assistant’, que auxiliará na tomada de decisão clínica”, detalha a coordenadora do projeto.

As atividades previstas já estão sendo iniciadas com foco nas ações de campo a serem realizadas ao longo do segundo semestre. “O cronograma está estruturado para garantir a apresentação dos principais resultados até dezembro de 2025, conforme previsto no edital da Organização Internacional do Trabalho”, explica.

Além da professora Isabelle Costa, o projeto envolve outros pesquisadores da UNIFAL-MG das áreas de Enfermagem e Ciências da Computação, bem como estudantes de graduação e pós-graduação. Participa ainda como colaboradora internacional a professora Tamara Macieira, da Universidade da Flórida (EUA), referência nas áreas de Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Enfermagem.

“A aprovação desse projeto pela OIT reconhece o compromisso da UNIFAL-MG com a inovação ética na saúde e reforça a importância do protagonismo da Enfermagem no desenvolvimento e uso da Inteligência Artificial. Estamos muito orgulhosos de poder aplicar uma tecnologia criada em nossa universidade em benefício direto da saúde pública local, com potencial de impacto nacional e internacional”, compartilha.

Conforme a coordenadora, o projeto representa também uma ação estratégica de internacionalização, com parceria ativa com a Universidade da Flórida, e insere a UNIFAL-MG entre as instituições líderes no desenvolvimento de soluções digitais para o trabalho em saúde.

Saiba mais sobre a chamada da OIT aqui

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM