Desde 2022, o Festival “Mais Ciência, por favor!” se tornou um movimento que aproxima estudantes da ciência e estimula curiosidade, experimentação e pensamento crítico. Ao longo de vários meses, alunos da educação básica desenvolvem projetos científicos com orientação de professores e pesquisadores, culminando em uma mostra aberta à comunidade.
Na edição 2025, o festival incorpora a pós-graduação por meio do projeto CAPES PROEXT PG (88881.927467/2023 01), reunindo programas de Ciência e Engenharia de Materiais, Ciência e Engenharia Ambiental/Ciências Ambientais, Física e Engenharia Química e contando com o Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE) como instituição de apoio da UNIFAL MG em São João da Boa Vista (SP). Além disso, mais escolas públicas e privadas foram convidadas a participar e a mostra passará a ocorrer como um dia de portas abertas no campus da UNIFAL MG em Poços de Caldas. Outra novidade é a corrida de bicicletas que será realizada na UNIFAL-MG em 05 de outubro, uma parceria, através do Programa de Extensão C5, com a Maratona da Rota do Vulcão, que amplia a integração entre ciência, esporte e comunidade.
Programação
O Festival 2025 será realizado em 4 de outubro, das 9h às 17h, no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFAL MG, campus Poços de Caldas. Toda a comunidade – estudantes, professores, gestores escolares, famílias e cidadãos – está convidada a prestigiar o dia de ciência, inovação e troca de saberes.

A programação é diversa e contempla apresentações de projetos estudantis, oficinas práticas e experimentos interativos, palestras e espaços de divulgação científica. As atividades serão organizadas em grandes temáticas: Inovação, Robótica e Engenharia; Sustentabilidade, Meio Ambiente e Biotecnologia; Ciência dos Materiais e Tecnologia Avançada; Inclusão, Educação e Sociedade; Física, Astronomia e Exploração Científica; e Cultura, Movimento e Oficinas Interativas. Haverá também painéis temáticos de robótica, astronomia, geologia e sustentabilidade, além de escape rooms, oficinas de foguetes e de jogos, laboratórios de engenharia e experiências artísticas e esportivas.
Segundo os coordenadores do evento, os docentes Fernando Gardim e Carolina Del Roveri, “a proposta é transformar o campus em um ecossistema de aprendizagem, no qual cada visitante possa aprender, questionar e interagir. Estudantes de graduação, pós graduação e pesquisadores participarão como monitores e palestrantes, dialogando com o público e explicando as experiências”.

Relembrando a edição de 2022
Na primeira edição, em 2022, nove escolas – Euclides da Cunha, Maria Ovídia Junqueira, Wilson Hedy Molinari, Ribeiro Moggi, Souza Novais, Vicente Landi Júnior, José Avelino de Melo, Antônio Sérgio Teixeira e Júlio Bonazzi – participaram do festival. O resultado foi uma rede de colaboração fortalecida, com alunos encantados e professores motivados.
Participantes destacaram o impacto do projeto. Para o professor Diego, da E. E. Daniel Moggi, alcançar o segundo lugar no festival foi um momento marcante; os alunos “voltaram para casa cheios de esperança, com a certeza de que são capazes de alcançar seus sonhos”. Já a professora Silmara, da Escola Júlio Bonazzi, lembra que a participação “fortaleceu o letramento científico dos alunos e gerou um impacto positivo duradouro em toda a escola”, mostrando que a ciência pode ser acessível e transformadora.
Participe!
A equipe organizadora ressalta que professores e escolas podem inscrever seus estudantes e acompanhar o desenvolvimento dos projetos. E toda a comunidade externa e universitária está convidada a visitar o campus para conhecer as experiências e colaborar como orientadores. “O festival quer ser um ponto de encontro entre quem faz ciência e quem quer descobri-la”, afirmam.
Para saber mais detalhes ou se inscrever, acesse o site do festival ou siga o perfil no Instagram @festivalmaiscienciaporfavor.
Serviço – Festival “Mais Ciência, por favor!” 2025
- Data: 04/10/2025 (sábado)
- Horário: 9h às 17h
- Local: Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL MG – Campus Poços de Caldas
- Entrada: gratuita para toda a comunidade