No dia 27/11, o Jornal EPTV 2ª edição veiculou uma reportagem a respeito de artigo acadêmico escrito pelo historiador Evandro Macedo, egresso da UNIFAL-MG, sob a orientação do professor Mario Danieli Neto, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Na ocasião, os pesquisadores falaram a respeito das escrituras de compra e venda de escravos em Alfenas/MG, temática do artigo.
Segundo Evandro Macedo, é importante sabermos como os processos de escravidão se desenvolveram no interior de Minas Gerais. “Essas pessoas foram importantes e fizeram parte do desenvolvimento econômico e histórico de Alfenas/MG. Então, poder debater este tema, trazê-lo à tona, é de extrema relevância”, afirma.
O professor Mário, por sua vez, diretor do Centro de Documentação da UNIFAL-MG (CEDOC), ressalta que 70% dos negros escravizados em Alfenas/MG nasceram no município. “Nós utilizamos um material historiográfico muito importante, os documentos de compra e venda de escravos, que têm um valor não apenas histórico, mas também jurídico. Foi um trabalho muito interessante, pois pudemos pensar a memória de escravidão e tratá-la como uma memória viva, apesar de nem sempre vista e lembrada”, enfatiza.
Confira a matéria completa no Globoplay.
*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.















