“A todos os nossos encontros, que nos lapidaram como diamante e nos permitiram a criação de novos modos de existência, iremos, hoje, agradecer”. A mensagem proferida por Jaíne Reis Martins, recém-graduada em Letras, antecipou as emoções que marcaram a primeira colação de grau da UNIFAL-MG em 2023. Realizada no dia 31/01, na Sede, em Alfenas, a formatura marcou o encerramento da graduação para universitários dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas (Licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Geografia (Bacharelado), Geografia (Licenciatura), História, Letras (Licenciatura), Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Química (Bacharelado) e Química (Licenciatura).
Na oportunidade, a cerimônia, que foi conduzida pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, contou com a participação de representantes docentes e das coordenações dos cursos, assim como familiares e amigos dos formandos. Quem proferiu o juramento solene foi o formando do curso de História e professor aposentado da UNIFAL-MG, Marcelo Polo, acompanhado dos demais colegas, que confirmaram os votos baseados nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, destacados no artigo 3º da Constituição Federal.
Jaíne Reis Martins cumpriu o papel de oradora da turma, retomando em discurso as experiências universitárias e a importância dos aprendizados compartilhados para o crescimento pessoal e profissional ao longo da graduação: “Muitos de nós entramos na Universidade ainda jovens, com o olhar adolescente da vida, e é com muito orgulho que posso dizer que a convivência universitária nos proporciona muitos aprendizados, dentre eles, o amadurecimento e o real valor das coisas”.
A licenciada também mencionou a saudade que os encontros nos Restaurantes Universitários, no hall dos prédios, nos projetos de extensão e nas atividades desenvolvidas na Universidade deixarão aos formados, mas projetou a esperança para novas jornadas. “Hoje é o dia de agradecer. Agradecer pela vida, pela força, coragem, saúde, persistência, existência e (re)xistência. Viver é resistir. Nós resistimos e hoje estamos nos tornando Biomédicos, Biotecnologistas, Biólogos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Geógrafos, Historiadores, Letrólogos, Nutricionistas, Dentistas, Pedagogos, e Químicos”, completou, com orgulho.
Em sequência, a fisioterapeuta Isabella de Carvalho Marques deixou uma mensagem especial aos pais e familiares. “Hoje, aqui celebrando esta grande conquista, relembrando de tudo que passamos desde o começo, concluímos que a resposta é sim, trilhamos o caminho certo junto a vocês. A vitória é nossa, somos gratos por fazer que nosso sonho se tornasse realidade. Obrigada por acreditarem e confiar na nossa caminhada, por todo amor, carinho e dedicação”, disse.
Aos professores, quem proferiu uma mensagem de agradecimento foi a nutricionista Crislaine Paula da Silva. “Vocês têm uma missão belíssima, e fazem parte não apenas da nossa formação profissional, mas também da nossa formação humana. Muitas das coisas mais importantes que aprendemos com vocês são valores humanos, é a ética, que vamos levar para a nossa profissão, e também para o nosso dia a dia. Sabemos que o desafio ainda está apenas começando, mas nos sentimos preparados para enfrentar todos os obstáculos graças ao apoio de vocês”, agradeceu.
Aos novos profissionais, a representante da coordenação do Curso de Fisioterapia Bacharelado, Profa. Aline Roberta Danaga, desejou sucesso e sabedoria nos recomeços, parabenizando o esforço e a dedicação com que concluíram a graduação na UNIFAL-MG. O pró-reitor de Extensão, Prof. José Francisco Lopes Xarão, incentivou os formados a trilhar caminhos que contemplem seus sonhos, sem receio das novas aventuras. Na mensagem, o professor também destacou a importância da educação superior para todos.
“Isso traz para nós uma grande responsabilidade, vocês agora, graduados e graduadas, têm formação superior, mas não é superior para fazer como parte da nossa elite faz, de se sentir diferenciado. Superior no sentido da nossa responsabilidade, da promessa e do compromisso que vocês firmaram aqui. Cabe a nós trabalharmos mais ainda para que mais pessoas tenham a oportunidade que vocês estão tendo”, reforçou.
Para encerrar a solenidade, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, agradeceu os esforços dos familiares e amigos no apoio incondicional aos formados, assim como homenageou o trabalho em conjunto dos professores, técnicos, estagiários e terceirizados da UNIFAL-MG, para a edificação de uma universidade justa e de qualidade. Em continuidade, o reitor mencionou o papel das universidades públicas na construção da cidadania e do conhecimento científico para o avanço do país.
“O juramento hoje proferido fala da questão dos direitos humanos, da igualdade, da justiça, e tudo isso eu espero que tenha sido entranhado na formação de vocês, não por um tipo de doutrinação, mas por aquilo que já foi dito aqui, pelo encontro. A universidade pública, na medida em que ela é e tem se tornado cada vez mais inclusiva, menos elitizada, permite a possibilidade do encontro entre diferenças […]. É no encontro que nós mudamos e nos tornamos capazes da tolerância e do respeito”, completou o reitor.
Participaram da colação de grau a vice-coordenadora do curso de Biomedicina Bacharelado, Profa. Andréa Molica do Amarante Paffaro; o coordenador do curso de Biotecnologia Bacharelado, Prof. Marcos Vinícios Salles Dias; a coordenadora do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, Tereza Cristina Orlando; a vice-coordenadora do curso de Enfermagem Bacharelado, Profa. Vânia Regina Bressan; o coordenador do curso de Farmácia Bacharelado, Prof. Marcelo Aparecido da Silva; a representante da Coordenação do curso de Fisioterapia Bacharelado, Profa. Aline Roberta Danaga; a coordenadora do curso de Geografia Licenciatura, Ana Rute do Vale; o coordenador do curso de História Licenciatura, Luiz Antônio Sabeh; o vice-coordenador do curso de Letras, Prof. Marcos de Carvalho; a coordenadora do curso de Nutrição Bacharelado, Profa. Rosângela da Silva; a representante do Colegiado do curso de Odontologia Bacharelado, Profa. Maira Foresti Vieira Munhoz; o coordenador do curso de Pedagogia Licenciatura, Prof. Ronaldo Auad Moreira; e o vice-coordenador do Curso de Química Bacharelado, Prof. Fábio Luiz Pissetti.
Foto: Arquivo/Dicom