Ação de extensão utiliza jogos para estimular interações sociais saudáveis e bem-estar mental na UNIFAL-MG

Comunidade acadêmica é convidada a participar do projeto “Cognição Divertida” a partir de 07/08, às 18h, na quadra da Sede da UNIFAL-MG
(Imagem: Canva PRO)

Com a proposta de promover interações sociais saudáveis entre membros da comunidade acadêmica, a UNIFAL-MG vai realizar uma ação de extensão chamada “Cognição Divertida”. O primeiro encontro acontece a partir desta quarta-feira (07/08), às 18h, na quadra da Sede, onde os participantes serão envolvidos em jogos como pique bandeira, queimada, futsal misto, corrida no saco e pique-pega.

A iniciativa faz parte do projeto de extensão Cognição e Saúde, vinculado ao Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da UNIFAL-MG, e conta com a coordenação do servidor Diego Azevedo Leite, atual presidente da Comissão de QVT.

“A atividade objetiva promover interações sociais saudáveis e a utilização do esporte e da atividade física como um fator protetivo na busca da saúde mental e bem-estar, em conformidade com indicações da OMS (2020)”, afirma Diego Leite. Segundo ele, o projeto Cognição e Saúde conta também com a colaboração de estudantes bolsistas e voluntários.

Para participar das atividades é necessário preencher o formulário de inscrição disponível neste link . Os encontros serão realizados quinzenalmente e as informações sobre as atividades e número de participantes da semana serão enviadas em um grupo de Whatsapp formado por todos os participantes da ação.

O projeto

Como um dos projetos que integram o programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da Universidade, o Cognição e Saúde tem como principal objetivo promover a saúde mental no contexto universitário. As ações do projeto são baseadas nos eixos: ansiedade; motivação; música e esporte; e análise estatística de dados aplicada à Psicologia.

Além do Cognição e Saúde, o QVT oferece os projetos “Pilates: prevenção e saúde”, “Atendimento Nutricional Ambulatorial” e “Atividade física na UNIFAL-MG: corrida e treinamento funcional”. Por meio destas atividades, discentes, servidores, colaboradores e a comunidade externa podem adquirir informações e realizar ações que auxiliam no aumento da sua qualidade de vida e saúde mental. Além disso, as atividades acontecem em espaços nos quais a interação e a troca de ideias sobre esses temas são fortemente encorajadas.

Para saber mais sobre o programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), acesse este link.