Com o objetivo de fomentar reflexões sobre práticas de acolhimento e atenção psicossocial nos serviços de saúde, a UNIFAL-MG realiza o Ciclo de Palestras em Atenção Psicológica na área da Saúde. O evento é voltado para discentes, docentes, profissionais da saúde e membros da comunidade externa interessados no tema.
Organizado pelo professor Marcelo Menezes Salgado, do Núcleo de Psicologia do Departamento de Ciências Humanas do Instituto de Ciências Humanas e Letras (DCH/ICHL), as palestras acontecem todas às segundas-feiras, às 19h, no Auditório R-101 da Escola de Enfermagem, no campus sede. Os ministrantes são especialistas de diversas áreas e abordam temas como acolhimento, práticas antirracistas e autocuidado dos profissionais da saúde.
De acordo com o organizador, a iniciativa busca criar um espaço de diálogo entre academia, profissionais da saúde e a comunidade, ampliando debates sobre práticas de assistência que beneficiem especialmente populações periféricas. “É imprescindível ampliar os campos de debates entre academia, profissionais da área da saúde e comunidade em geral acerca das práticas de acolhimento, bem como de práticas antirracistas”, destaca o professor.
O ciclo de palestras iniciou no dia 11 de novembro com o tema “A importância do acolhimento pelo profissional de saúde no reconhecimento do adoecimento mental”, ministrado pela psicóloga Ana Beatriz Dorigo. No dia 18 de novembro, a professora da UNIFAL-MG e historiadora, Ana Lúcia da Silva, ministrou a palestras “Profissionais de saúde antirracistas: acolhimento da população negra e o letramento racial nos serviços de saúde”.
A próxima atividade da programação acontece no dia 25 de novembro, às 19h, com a neuropsicóloga Juliana Russano. A profissional ministra a “Oficina de emoções: o autocuidado do profissional de saúde e a atenção psicológica dos usuários dos serviços de saúde”.
Os temas apresentados nos dias 02 e 09 de dezembro, serão, respectivamente, “O Método ABA como ferramenta do profissional da Saúde” e “Profissionais de saúde: fenômeno bullying”, com palestrantes ainda a definir. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Para mais informações e inscrições, acompanhe os canais de comunicação da UNIFAL-MG ou pelo e-mail da coordenação: marcelo.salgado@unifal-mg.edu.br.