A UNIFAL-MG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), abriu inscrições para o curso de extensão “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”. O curso será gratuito e ofertado na modalidade a distância, com início previsto para março de 2025.
Sob coordenação geral da UFRRJ e coordenação local das professoras Débora Felício Faria e Carla Helena Fernandes, com a participação da TAE Edna de Oliveira, a iniciativa é uma parceria promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
“Com uma carga horária significativa de 120h para 1.250.000 professores, em termos nacionais, e 5.000, localmente, esta ação propicia o desenvolvimento social, ao oferecer educação de qualidade aos estudantes, assim como, ao compor o Programa de Afirmação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva atuará para o aprimoramento das políticas públicas brasileiras”, enfatiza Débora Faria.
As vagas destinam-se, prioritariamente, a professores da Educação Básica em efetivo exercício com vínculo ativo na rede pública de ensino, atuantes nas salas de aula comuns. Caso haja disponibilidade de vagas, serão considerados, em ordem de prioridade, os profissionais da Educação Básica com vínculo ativo na rede pública, que atuem no Atendimento Educacional Especializado ou em outras formas de apoio ao ensino; professores da Educação Básica em efetivo exercício com vínculo ativo na rede privada de ensino, atuantes nas salas de aula comuns; profissionais da Educação Básica com vínculo ativo na rede privada, que atuem no Atendimento Educacional Especializado ou em outras formas de apoio ao ensino; e, por fim, estudantes de licenciatura matriculados a partir do 5º período no segundo semestre de 2024.
A proposta do curso é promover o conhecimento sobre aspectos políticos e legais que fundamentam a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e o conhecimento sobre Educação Inclusiva, participação e direitos humanos considerando a acessibilidade, a intersetorialidade, a interculturalidade e a interseccionalidade.
Os participantes terão a possibilidade de unir teoria e prática do trabalho pedagógico no contexto da inclusão escolar, refletir as pluralidades e as singularidades de práticas pedagógicas no processo de ensino e de aprendizagem do público da Educação Especial na sala de aula comum considerando o coletivo de estudantes. Além disso, os participantes aprenderão elaborar práticas, recursos e materiais pedagógicos que colaborem para a construção de um projeto de escola inclusiva.
Cronograma
A formação será dividida em quatro módulos, totalizando 120h, conforme cronograma abaixo:
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) será a principal ferramenta utilizada no curso e os cursistas serão avaliados por meio de estudos de casos, elaboração de textos, recursos e projetos.
Inscrições
As inscrições estão abertas até 26 de fevereiro de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente online. Interessados precisam preencher um formulário eletrônico e anexar a documentação exigida no Edital.
O resultado parcial será divulgado em 03 de março de 2025, com período para recursos logo em seguida.
Para mais informações, acesse o Edital.