Docente da UNIFAL-MG comenta cenário de alta do dólar e impactos observados na economia da região; reportagem repercute em mídia local

(foto: reprodução/EPTV1)

O professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, concedeu uma entrevista ao Jornal da EPTV 1, na qual explicou o impacto que a economia no sul de Minas sofreu com a alta do dólar. A matéria foi ao ar no dia 17/04.

Segundo o docente, existem multifatores internacionais que motivam essa alta observada no dólar e, consequentemente, baixa do real nessa última semana. “Na segunda-feira passada, dia 08, o dólar estava custando R$ 5,03 e na data atual está R$ 5,27, então, definitivamente, produtos sairão mais caros, caso comprados no exterior”, afirmou.

O economista explicou que o aumento do dólar acontece devido à postergação na queda dos juros norte-americanos. “A inflação observada dos norte-americanos foi maior do que a esperada e, portanto, eles não vão reduzir os juros para não ter problemas com a inflação. Só que isso afeta o Brasil, pois o país está em um processo de redução da taxa de juros, a fim de dinamizar a economia e permitir bons resultados”, completou.

Acesse a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12525654/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

LEIA TAMBÉM