JORNAL

Feira Literária de Alfenas, correalizada pela UNIFAL-MG, oferece espetáculos, palestras e oficinas gratuitas com artistas renomados e educadores brasileiros

Daniela Arbex, Sá e Guarabyra, Rasgacêro, grupo Sentinela e banda Histórias Cantadas são atrações deste ano

Atualizado em 15 de julho de 2024 às 6:40 PM

Sá e Guarabyra, grupo Sentinela, Rasgacero e Histórias Cantadas se apresentam na Praça Getúlio Vargas. (Fotos: Reprodução)

Na próxima semana, de 8 a 13 de julho, Alfenas é palco de diversas atividades culturais na programação da 8ª Semana e Feira Literária de Alfenas (FliAlfenas). O evento, realizado em parceria com a UNIFAL-MG, oferece oficinas, espetáculos musicais e cênicos, contação de histórias, concursos literários, palestras com escritores e estandes para comercialização de livros. A participação é gratuita e livre. Confira a programação completa.

Daniela Arbex, autora do livro “Holocausto Brasileiro”, participa da FliAlfenas. (Foto: Divulgação)

Entre os escritores convidados deste ano, está a jornalista Daniela Arbex, autora do livro “Holocausto Brasileiro: Genocídio 60 mil mortos no maior hospício do brasil”, sobre o Hospital Colônia de Barbacena. A obra gerou o documentário homônimo, disponível na Netflix. A convidada é uma das referências nacionais em jornalismo literário e possui cinco livros no currículo. O encontro com Daniela Arbex será na quarta-feira, 10 de julho, às 19h, no Teatro Municipal.

Ziraldo é o homenageado da 8ª FliAlfenas. (Foto: Reprodução)

Os espetáculos desta edição da FliAlfenas serão realizados na “mão inglesa” da Praça Getúlio Vargas, no centro de Alfenas.  Na quinta-feira, 11 de julho, às 9h30 e 13h45, o destaque é o espetáculo cênicoO Artêro e a Salamandra de Fogo”, do Grupo Rasgacêro, um dos grupos artísticos mais importantes de Minas Gerais. No mesmo dia, estudantes da cidade se reúnem no Slam da Estudantada, às 18h.

Na área de música, a cidade  recebe Sá e Guarabyra, precursores do rock rural brasileiro e imortalizados por sucessos musicais como “Espanhola”, “Dona” e “Sobradinho”. O show da dupla acontece na sexta-feira, dia 12 de julho, a partir das 20h. Logo após, às 21h40, o palco é do grupo “Sentinela”, formado por renomados músicos de Alfenas, em um tributo ao  Clube da Esquina.

No sábado, 13 de julho, às 15h, o palco é da banda Histórias Cantadas. A atração é um projeto de extensão da UNIFAL-MG, desenvolvido por estudantes, professores, ex-alunos e membros da comunidade de Alfenas, e une música e contação de histórias para crianças. Às 18h30, a FliAlfenas destaca o show do rapper Yago OProprio. 

A programação no campus da UNIFAL-MG ocorre de 11 a 13 de julho e oferece oficinas literárias, de produção textual para crianças, de HQ e de produção de livro sustentável, e palestras sobre educação. As atrações e horários podem ser conferidas na programação geral.

Nesta 8ª edição, o homenageado é o Ziraldo, criador do “Menino Maluquinho”, falecido em abril deste ano. De acordo com os organizadores, a escolha do  cartunista, está em contexto com a missão da FliAlfenas de promover as artes e a educação. “Criativo e sensível, Ziraldo marcou o início da jornada leitora de muitos, sempre presente nas salas de aulas, nos livros, nas telas e nos quadrinhos. Rompeu barreiras e provou que a literatura é capaz de alcançar todos os lugares e mover um universo de possibilidades e sonhos”, destaca a organização.

Durante os dias 11 a 13 de julho, de 9h às 19h, na Praça Getúlio Vargas, os visitantes da FliAlfenas têm acesso a uma variedade de livros e revistas. Em 2024, a organização buscou aumentar a participação de editoras e livrarias para ampliar o acesso a livros de vários estilos. Em estande próprio, a UNIFAL-MG expõe e comercializa obras da Editora UNIFAL-MG e de membros da comunidade universitária. 

A UNIFAL-MG é correalizadora da FliAlfenas por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Abertura das atividades da FliAlfenas será realizada no dia 8 de julho, às 18h, no Teatro Municipal, com a presença de representantes da UNIFAL-MG, da Prefeitura de Alfenas e de outros parceiros. A programação completa do evento pode ser acompanhada no Instagram @flialfenas.

 

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ENTREVISTA

artigos

GIRO ACADÊMICO

UNIFAL-MG EM AÇÃO

AUTORES UNIFAL-MG